Inteligência Computacional

Sistemas inteligentes de apoio à decisão em negócios

Sistemas inteligentes de apoio à decisão vêm sendo empregados com sucesso em previsão, otimização, análise de risco, controle, inferência, modelagem e detecção de fraude, nas mais diversas áreas de conhecimento. Esses sistemas oferecem soluções extensíveis a gestores e tomadores de decisão em aplicações complexas e extensas, consideradas difíceis, extremamente restritivas ou mesmo impossíveis pelas empresas em diversas áreas de negócios: Economia e Finanças, Indústria e Comércio, Engenharia, Energia, Transporte, Logística, Marketing, Meio Ambiente, Medicina, etc.

Os processos de tomada de decisão em empresas e outras organizações dependem fortemente do conhecimento que os gestores têm da realidade de seus negócios. Muito desse conhecimento pode ser retirado dos dados resultantes da atividade normal da empresa, e que são continuamente acumulados pelos sistemas de informação transacionais. A transformação eficiente e eficaz desses dados em conhecimento útil, que possa resultar num melhor desempenho da organização, passa pelo domínio de técnicas de análise de dados.

A Inteligência nos negócios consolida e analisa dados de negócios e os transforma em informações conclusivas e úteis. Permite que as empresas busquem informações em diferentes fontes de dados a respeito de clientes, operações e mercados - e as utilize para conquistar uma vantagem competitiva. A Inteligência oferece às empresas sistemas e informação necessários para identificar tendências, melhorar relacionamentos, otimizar processos, solucionar problemas, reduzir riscos financeiros e criar novas oportunidades de negócios.

O ICA (Inteligência Computacional Aplicada) é um laboratório do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio dedicado ao desenvolvimento de tecnologia de sistemas inteligentes de apoio à decisão em negócios.

O ICA se concentra na pesquisa aplicada e na sua ágil transformação em produto tecnológico de interesse de grandes empresas nacionais. Em sua atuação o ICA mobiliza recursos humanos e dirige a pesquisa para a solução de problemas de empresas, respondendo com flexibilidade e rapidez a qualquer solicitação dos seus clientes.

Laboratórios