Nanotecnologia

Sobre a EngeNano

Engenharia em Nanotecnologia na PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brasil)

Engenharia em Nanotecnologia é uma nova disciplina e profissão que visa aplicar o conhecimento técnico e científico para conceber e implementar materiais, estruturas, máquinas, instrumentos, sistemas e processos com novas propriedades e funcionalidade. Isso é feito através da montagem, manipulação e controle da forma e do tamanho dos materiais em escala atômica e molecular.

Como qualquer engenheiro, o Engenheiro em Nanotecnologia estuda e projeta materiais, componentes e dispositivos criados a partir de nanoestruturas, além de novos equipamentos, específicos para a manipulação e visualização na escala nanométrica. Acompanha o processo de fabricação e garante o cumprimento de normas e especificações. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, estuda a viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza projetos e serviços técnicos, emitindo laudos e pareceres. Considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

O Engenheiro em Nanotecnologia pode se especializar e atuar em qualquer área ou setor onde o desenvolvimento de nanoestruturas possibilita a criação de dispositivos mais eficientes, inovadores e de baixo custo. Sua formação multidisciplinar, somada aos domínios adicionais e às disciplinas de sua livre escolha no curso, o habilitará a trabalhar nas indústrias de base (mecânica, mineração, petróleo e outros); nas indústrias de bens de consumo (eletrônica, telecomunicações, transporte, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, tintas, polímeros e meio ambiente); e na geração de energia alternativas (solar, células combustível e outras). Além disso, o profissional pode atuar nas áreas administrativas e comerciais como engenheiro de produto, de processo, de pesquisa e de desenvolvimento ou em instituições de pesquisa, em consultorias e no magistério superior.

A pesquisa em Nanotecnologia na PUC-Rio está presente nos departamentos de Física, Engenharia Elétrica, Química, Informática, Ciências dos Materiais e Matemática, e envolve professores, pesquisadores e alunos interessados no trabalho com simuladores, materiais e dispositivos nanoestruturados, estruturas moleculares, Computação Quântica, Eletrônica Molecular, entre outros.

O curso da PUC - Rio ainda tem a facilidade de, com apenas mais 50 créditos (ou 1 ano) além do currículo normal da EngeNano, é possível a dupla graduação com as Engenharias Elétrica ou Química.

Neste site você poderá descobrir mais a respeito do impressionante mundo da nanotecnologia e das possibilidades que ele tem de mudar o nosso dia-a-dia.

Projetos