Áreas de Pesquisa

Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão

Aplicações de sistemas computacionais de apoio à decisão estão em franca ascensão. Grandes organizações, bancos, companhias de seguro e agências governamentais, entre outros, utilizam análises computacionais em seus processos decisórios em busca de maior competitividade. Todavia, muitos ainda as utilizam para apoiar decisões de forma rudimentar.

Os processos de tomada de decisão em empresas e outras organizações dependem fortemente do conhecimento que os gestores têm da realidade de seus negócios. Muito desse conhecimento pode ser retirado dos dados resultantes da atividade normal da empresa, e que são continuamente acumulados pelos sistemas de informação transacionais. A transformação eficiente e eficaz desses dados em conhecimento útil, que possa resultar num melhor desempenho da organização, passa pelo domínio de técnicas de análise de dados. Entre estas contam-se técnicas inteligentes e estatísticas, que têm equipado cada vez mais os sistemas de apoio à decisão.

Ler mais
Engenharia em Nanotecnologia na PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brasil)

Engenharia em Nanotecnologia é uma nova disciplina e profissão que visa aplicar o conhecimento técnico e científico para conceber e implementar materiais, estruturas, máquinas, instrumentos, sistemas e processos com novas propriedades e funcionalidade. Isso é feito através da montagem, manipulação e controle da forma e do tamanho dos materiais em escala atômica e molecular.

Ler mais
Petróleo

A otimização da produção de petróleo e gás é uma tarefa complexa que envolve uma série de disciplinas e competências. A equipe de especialistas encarregada de elaborar planos de desenvolvimento de campos petrolíferos precisa tomar decisões estratégicas e operacionais diante das alternativas possíveis que resultem na otimização da produção do campo. Este fato evidencia a necessidade de uma ferramenta computacional robusta que auxilie os especialistas a gerenciar de forma integrada os reservatórios de determinado campo petrolífero.

Leia mais
Sistemas inteligentes de apoio à decisão em negócios

Sistemas inteligentes de apoio à decisão vêm sendo empregados com sucesso em previsão, otimização, análise de risco, controle, inferência, modelagem e detecção de fraude, nas mais diversas áreas de conhecimento. Esses sistemas oferecem soluções extensíveis a gestores e tomadores de decisão em aplicações complexas e extensas, consideradas difíceis, extremamente restritivas ou mesmo impossíveis pelas empresas em diversas áreas de negócios: Economia e Finanças, Indústria e Comércio, Engenharia, Energia, Transporte, Logística, Marketing, Meio Ambiente, Medicina, etc.

Ler mais
Novos Paradigmas da Computação

Computação paralela é uma forma de computação em que vários cálculos são realizados simultaneamente, operando sob o princípio de que grandes problemas podem ser divididos em problemas menores, que então são resolvidos concorrentemente (em paralelo). A técnica de paralelismo já é empregada há vários anos, principalmente na computação de alto desempenho, mas recentemente o interesse no tema cresceu devido às limitações físicas que previnem o aumento de frequência de operação dos processadores. Além disso, com o aumento da preocupação do consumo de energia dos computadores, a computação paralela se tornou o paradigma dominante nas arquiteturas de computadores sob a forma de processadores multinúcleo.

Ler mais
Energia Solar Fotovoltaica Inteligente
(IPV - Intelligent Photovoltaic Solar Energy)

A necessidade do uso de energias renováveis é um assunto recorrente quando se trata de preocupação ambiental. Em meio a discussões sobre matrizes energéticas, a preservação do meio ambiente surge como preocupação constante, enfatizando a importância de fontes renováveis, como o uso destas células solares para a geração de energia em áreas remotas e urbanas.

Neste âmbito, o ICA: Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), faz uso da Nanotecnologia e de todas as técnicas que compõem a Inteligência Computacional no projeto denominado, Energia Solar Fotovoltaica Inteligente, IPV. Ler mais