DX: Transformação Digital

Introdução

Você e sua empresa estão preparados para a transformação digital que já está acontecendo no mundo dos negócios? Para enfrentar esta nova realidade que bate à porta do mundo corporativo, a PUC-Rio oferece o curso DX Professional de Transformação Digital, destinado a quem busca carreiras empresariais nas quais as tecnologias digitais já são ou serão um aspecto crítico para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Se você quer participar da transformação digital seja em marketing, operações, TI, estratégia, RH, ou administração em geral, este curso lhe oferece as plataformas, exemplos e o plano de ação que você precisa para navegar na transformação e inspirar outros a segui-lo. Esse processo de reinvenção é crucial em um mercado onde só irão sobreviver os que se adaptarem mais rapidamente à revolução das tecnologias disruptivas, que estão mudando o cenário mundial de forma irreversível, transformando escolas, hospitais, bancos, comércio, transporte e tudo que nos afeta.

O curso DX Professional é planejado para capacitar seus participantes a ajudar a conceber, liderar e executar iniciativas de inovação digital e desenvolver novos modelos de negócios para organizações. A premissa deste curso é que a transformação digital está transformando rapidamente a natureza fundamental de muitas empresas em uma ampla gama de indústrias e, por essa razão, funcionários, executivos, empresários e gerentes precisam entender os paradigmas da tecnologia e as práticas de gestão de inovação em negócios centrados no digital para garantir o sucesso pessoal.

Há mais de 50 anos as tecnologias digitais vêm sendo tema restrito a programas científicos e tecnológicos de universidades e escolas técnicas. A evolução dessas tecnologias consolidou e encapsulou em incontáveis dispositivos, equipamentos, acessórios e chips, grande funcionalidades e potenciais, hoje, desfrutado por todas as pessoas, leigas ou não. A distância entre essas tecnologias e o conhecimento do usuário, apesar de consideravelmente grande, não é mais um obstáculo quando o que se busca é a conscientização das pessoas sobre o que cada tecnologia é, assim como seu potencial e como pode ser aplicada.

Objetivo

O curso DX tem por objetivo principal dotar os participantes com fluência digital, permitindo melhorar a capacidade de tomada de decisões e estratégias que incorporem os conceitos da transformação digital. Esse curso irá capacitar o aluno a conceber, liderar e executar iniciativas de inovação digital e desenvolver novos modelos de negócios para organizações.

O curso aborda intencionalmente temas relativos a todas as atividades de uma organização em situações que enfatizam o papel da tecnologia, mostrando como a inovação digital é fundamental nas empresas, em todos os níveis de atuação e como a excelência em sua gestão é fundamental para a competitividade.

O DX Professional irá ajudar a:

  • Capacitar os participantes de conhecimentos e práticas necessárias para avaliar os benefícios da transformação digital, assim como dirigir, gerir, implementar e controlar programas de transformação digital em suas organizações;
  • Compreender o choque entre modelos de negócios existentes e novos modelos de negócios com o aprimoramento e liderança digital, assim como as interações competitivas entre empresas;
  • Organizar e liderar melhor as iniciativas de inovação de produtos e serviços, através da compreensão dos fatores econômicos e tecnológicos que estão no cerne da revolução digital;
  • Identificar as principais tendências digitais e os modelos de negócio das organizações e também identificar o impacto das ferramentas digitais na relação entre a empresa e seus clientes;
  • Compreender como as tecnologias digitais e os modelos comerciais estão mudando radicalmente a dinâmica em indústrias e observar a mentalidade de disruptores digitais como, por exemplo, Google, Amazon e as grandes startups do Vale do Silício.
Público Alvo

DX é um curso livre, destinado a todos que precisam estar aptos a participar ativamente da transformação digital em qualquer área ou tipo de organização: marketing, vendas, financeiro, jurídico, recursos humanos, administração, atendimento ao cliente, planejamento, logística, comunicação, etc. Você não precisa ter conhecimento prévio em tecnologias digitais, nem em computação ou matemática. Durante o curso, as tecnologias são apresentadas com o intuito de revelar os “fenômenos” por detrás de cada uma e não para que sejam desenvolvidas ou implementadas. Nossa estratégia consiste em fazer com que as tecnologias apresentadas sejam intelectualmente assimiladas pelos alunos, os quais, mais tarde, saberão qual tecnologia empregar, porque e como ele vai solucionar determinado problema.

Programa
    Metodologia

    DX é um curso livre com aulas semipresenciais, compactado em 6 meses (total de 170 horas). No seu tempo livre, você acompanha o material do curso pela web (72 horas), incluindo vídeo aulas gravadas pelos professores e, uma vez por semana, você participa fisicamente de aulas práticas e discussões com professores, monitores e colegas (72 horas). Além disso, professores e monitores também estão acessíveis, remotamente durante a semana, através da plataforma de ensino (Google for Education), para ajudá-lo a cada passo, e os professores ainda realizam “Talks” (vídeo chamadas em horários pré-definidos) com os alunos através do Google Hangouts (26 horas). Traga seu notebook para participar das aulas práticas!

    A metodologia pedagógica do DX foi concebida para capacitar profissionais, muitas vezes leigos ou pouco informados, dotando-os com a fluência digital que as organizações necessitam para participarem ativamente no ágil processo de transformação digital. Para isso, os alunos são levados, primeiro, a tomar contato com um framework básico do mundo digital composto por três eixos principais: representação, processamento e comunicação digitais. A partir daí as tecnologias são encadeadas ao longo do tempo nos três eixos. Os participantes conhecerão, uma a uma, as tecnologias, suas funcionalidades, capacidades e possibilidades, além de exemplos de aplicação comerciais através de demonstrações reais.

    O primeiro passo consiste em levar os participantes à uma desmistificação da tecnologia digital e à compreensão, de forma intuitiva, da computação digital, onde os princípios da comunicação digital são apresentados e exemplificados numa analogia aos meios de comunicação humanos. Cada tecnologia é apresentada, exemplificada, vivenciada e identificada em produtos comerciais existentes. Em muitos casos, práticas "hands-on" levam os participantes a uma vivência da tecnologia.

    O modo de aprendizagem é auto estimulado e você ainda conta com o treinamento dirigido por instrutor em encontros presenciais.

    Além disso, temos o programa Nunca saia da PUC-Rio! Novas tecnologias digitais e estratégias de negócios estão surgindo e são continuamente introduzidas no programa do curso. Para conhece-las ou, simplesmente, rever temas de seu interesse, ex-alunos do DX Professional são convidados a participar gratuitamente das aulas de novas turmas do curso DX Professional à distância. Futuramente, após concluírem o curso, você poderá se matricular gratuitamente como aluno extraordinário da PUC-Rio. Sua participação no curso gerará um certificado de extensão correspondente.

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    Clique aqui para saber mais sobre horários e investimentos dos cursos em oferecimento e fazer sua inscrição.

    DX: Transformação Digital (Professional Digital Transformation)

    Mais informações:

    • Telefone - 0800 970 9556
    • Whatsapp - 21 97658 6094

    Contato

    • Email: bi-master.contato@ele.puc-rio.br
    • Facebook: ICA PUC-Rio

    Pergunta Frequentes
    Qual o valor do curso e quais são as formas de pagamento?

    Você pode verificar tanto o valor do investimento quanto as formas de pagamento dos cursos em oferecimento clicando no nome do curso desejado na sessão INSCRIÇÕES ABERTAS nesse site.

    Qual a previsão para início do curso e horário das aulas?

    Você pode verificar tanto a previsão de início dos cursos em oferecimento quanto o horário das aulas clicando no nome do curso desejado na sessão INSCRIÇÕES ABERTAS nesse site.

    Qual é a duração total do curso?

    A carga horária total do curso é de 360 horas, ao longo de um ano, dividido em 4 módulos (com aulas presenciais e gravadas). No BI MASTER você será avaliado ao final de cada uma das 12 disciplinas ao longo de 15 meses através de prova ou trabalhos realizados à distância.

    Durante o curso, você será orientado e apresentado a uma estratégia eficaz de realização da monografia para concluí-la, se possível, ao longo dos 15 meses.

    A programação semanal do curso é divulgada no início das aulas.

    Por que fazer esse curso?

    Evoluções tecnológicas vão desde a computação na nuvem, análise de dados, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) às tecnologias emergentes mais recentes como a tecnologia 5G e a realidade aumentada. Essas tecnologias são facilitadoras e, simultaneamente, causadoras do fenômeno conhecido como “transformação digital” que está afetando a maneira como fazemos negócios, compramos, trabalhamos e até vivemos.

    As tecnologias digitais permitem que as organizações se reinventem, transformando o núcleo do negócio e explorando novas fontes de valor. No entanto, muitas organizações estão lutando para se reinventar porque se deparam com uma barreira significativa: a cultura de seus profissionais.

    Para implementar uma transformação digital bem-sucedida, a empresa inteira deve estar comprometida e sua equipe, em todos os níveis, precisa estar disposta a aprender, desenvolver e melhorar. Investir na alfabetização digital de toda a equipe é, portanto, crucial para alcançar a mudança desejada. Uma vez que sejam obtidas as habilidades digitais, a equipe estará apta a participar da definição dos processos de negócios e do estabelecimento de meios que possibilitem a colaboração contínua entre funcionários, fornecedores, agentes e clientes.

    A transformação digital é um processo de repensar o modelo dos negócios, considerando-se a disponibilidade e a acessibilidade das tecnologias digitais, e está transformando rapidamente muitas empresas, públicas e privadas. Ela se dá por meio de uma cultura colaborativa, espalhada por toda a empresa, liderada de cima para baixo, fazendo com que a tecnologia seja usada para permitir que todos — funcionários, gerentes e todas as partes interessadas, inclusive clientes — sejam bem-sucedidos e tornem a empresa mais relevante e lucrativa. Transformação digital não é atribuição da TI e se estende por todas as atividades e funções dos negócios: marketing, vendas, financeiro, jurídico, recursos humanos, administração e atendimento ao cliente, e é considerada um desafio para muitas organizações.

    O desenvolvimento de novas competências profissionais, necessárias para a transformação digital, é crucial e está fortemente associado à maturidade tecnológica, de produtos e serviços digitais e de como estes podem ser configurados e conduzidos, à capacidade de serem mais ágeis e inovadores, à visão centrada no cliente, e à capacidade de induzir e aproveitar oportunidades.

    Para muitas empresas, a motivação principal da transformação digital é a chance de obter vantagens competitivas, melhorando a experiência do cliente. Entretanto, a transformação digital é apenas uma questão de tempo até que ninguém mais faça a distinção entre digital e físico, entre offline e online ou entre virtual e real. Previsões estimam que até o início de 2019, metade das empresas globais pretendem atuar com equipe completa de liderança digital ao invés de terem apenas um único executivo classe-C para alavancar suas iniciativas no modelo DX.

    A transformação digital vai atravessar todos os setores produtivos: comércio varejista, indústria de transformação, serviços públicos, governo, seguros, saúde, bancos e toda a cadeia de logística e transporte. Exemplos de organizações em processo de transformação digital ou de startups com esta filosofia ocorrem todos os dias. Uber é, provavelmente, o exemplo mais mencionado e também o mais controverso ao se observar o quão disruptivas as tecnologias digitais podem ser para os modelos tradicionais de negócios e mercados. Num cenário onde bancos, cartões de crédito e moedas se tornam virtuais e a indústria automobilística se surpreende com concorrentes como Tesla, Facebook e Google ou mesmo a Airbus, fica uma pergunta: o que não será digital no futuro?

    Como faço para me inscrever?

    A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
    - Pela internet - Para se inscrever, você deve clicar no nome do curso desejado na sessão INSCRIÇÕES ABERTAS nesse site (o que irá direcioná-lo para o site do CCE da PUC-Rio) e em seguida clique em "Inscreva-se" na sessão "Horário e Investimento".
    - Pela central de Atendimento - 0800 970 9556.
    - Presencialmente - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias.
    A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.


    Caso minha empresa pague meu curso, como devo proceder?

    O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.

    Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.

    Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.

    O aluno receberá um email automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.

    Esse curso é oferecido para grupos de empresas?

    Sim, A PUC-Rio tem parceria com algumas empresas dando desconto diretamente na mensalidade ou ainda podemos criar uma turma específica para os profissionais da sua empresa buscando atender as necessidades do seu grupo.

    Caso tenha interesse em um curso fechado para sua empresa, entre em contato conosco através do e-mail bi-master.contato@ele.puc-rio.br.