Projetos

  • Energia Solar Fotovoltaica Inteligente

    Captação máxima de energia de dispositivos fotovoltaicos econômicos por I.C.

  • Sagas: Simpósio Em Armazenamento De Gás E Despacho Termoelétrico

    Descrição: Visa Discutir Em Âmbito Nacional Quais As Melhores Alternativas Técnico-Cientificas Para O Armazenamento De Gás Natural (Gnl), Considerando A Crescente Demanda Por Usinas Termelétricas E A Necessidade Do País Criar Sistemas De Armazenamento Para O Atendimento Eficiente À Demanda De Energia Elétrica, Sem Riscos De Desabastecimento. Importante Mencionar Que Nesse Evento Também Será Discutido O Impacto Das Incertezas Na Comercialização E Eficiência Energética Assim Como Riscos Associados A Esses Projetos.

  • I-Nano: Nanotecnologia Computacional Inteligente: Design, Inferência E Simulação De Sistemas Nanométricos Com Apoio De Métodos Inteligentes

    Descrição: Pesquisa multidisciplinar em Métodos Computacionais Inteligentes de Apoio à Decisão em Nanotecnologia para desenvolvimento de plataforma computacional dedicada a modelos de simulação de sistemas nanotecnológicos e aplicações. [Vilela&Pacheco2012], [Fernandez-Lima2009], [Quirino2009], [AlbertoFernandez-Lima2009], [SINGULA2008], [VILELA2007,2011], [CUPERTINO2011 [BELLINI2010,2011]. I. Simulação de Nanoestruturas: a. Integração simuladores: Gaussian, VASP, Gromacs, Synopsys, etc: Níveis Quântico, Clássico e Coarse-Grained; b. Funções de Campos de força; c. Single Point; d. Dinâmica molecular; e. Monte Carlo; II. Equação de Schrödinger: Solução da Equação de Schrödinger por Análise Funcional e Sistemas Inteligentes. III. Caminho de Reação: Computação Evolucionária na busca do caminho de reação e estruturas de transição de reações químicas; IV. Design de nanoestruturas via modelos evolucionários; V. Docking de proteína ligante por Algoritmos Genéticos; VI. Predição de Propriedades de nanoestruturas por Redes Neurais; VII. Desenvolvimento de funções energia livre: FEP, LIE; VIII. Desenvolvimento de ferramentas estatísticas para análise químicas; IX. Visualização 3D de Sistemas Nanométricos; X. Plataforma Computacional de Alto Desempenho (GPU-NVIDIA); Aplicações: sensoriamento, transporte de fármacos, energia solar, a influência da geometria na estabilidade de nanotubos iônicos e enovelamento de proteínas. Nanosensores para monitoramento de pressão e fluxo em poços de petróleo, empregando efeito piezoelétrico. Métodos de simulação molecular para a simulação de dendrímeros, ciclodextrinas e outras moléculas com capacidade de encapsular fármacos. Cálculos quânticos para obter propriedades eletrônicas de materiais em células do tipo Grätzel (dye-sensitized solar cells), refinadas por Métodos baseados em campo de força utilizando redes neurais e algoritmos genéticos. Avaliação de estabilidade de estruturas de nanotubos com hexágonos e octógonos com seções transversais por inteligência computacional.

  • Desenvolvimento De Um Framework Computacional Para O Estudo De Materiais Na Escala Nanométrica

    Descrição: O Presente Trabalho Pretende Dar Continuidade Ao Projeto De Pesquisa Realizado Em Uma Tese De Doutorado Do Laboratório, Que Mostrou Através De Técnicas De Simulação Computacional E Posterior Síntese A Eficiência De Dendrímeros Como Transportadores De Medicamentos. Esta Pesquisa Recebeu O Prêmio De Melhor Trabalho De Pós-Graduação Em 2012 Na Puc/Rio. Pretende-Se Também Consolidar O Grupo De Pesquisa Formado Durante Este Trabalho Que Reuni A Ufrj, Puc E Recentemente O Lncc Com O Projeto Multidock Da Faperj(Projeto29-2012). Devido A Se Trabalhar Na Escala Atômica, Torna-Se Difícil Verificar As Propriedades De Materiais Bem Como Executar Suas Sínteses. O Presente Plano De Trabalho Pretende Desenvolver Um Programa Computacional Que Permitirá Não Só Verificar As Propriedades Atômicas Destes Materiais, Mas Também Simular Estes Em Determinadas Temperaturas E Pressões Tornando Assim Um Simulador Para Todos Aqueles Que Pretendem Sintetizar Novas Formas De Medicamentos Menos Tóxicas, Verificar Propriedades De Corantes Para Células Solares, Confeccionar Novos Materiais Com Propriedades Mais Eficientes Entre Várias Outras Aplicações. Estes Resultados Reduzirão O Custo De Produção Destes Materiais.

  • Otimização Via Cma-Es De Novos Parâmetros No Campo De Força Gromos Para Simulação Computacional De Dendrímeros Por Dinâmica Molecular

    Descrição: Dendrímeros São Moléculas Altamente Ramificadas Que Crescem Radialmente, Formando Cavidades E Possuindo Superfícies Altamente Funcionalizadas. Dendrímeros Têm Sido Usados Em Materiais, Formulações Farmacêuticas, Nano-Sensores, Contrastes Para Ressonância Magnética (Mri), Terapia Genética, Cristalização, Suportes Para Resinas, Catálise, Solubilização De Moléculas E Formulações Cosméticas. Devido À Crescente Importância Dos Dendrímeros, Vários Estudos Computacionais Têm Sido Realizados No Intuito De Melhor Entender Suas Propriedades Estruturais E Dinâmicas, Bem Como A Natureza De Suas Interações Com Biomoléculas. No Entanto, Esses Modelos Necessitam De Funções Empíricas Para O Cálculo De Energia, O Chamado Campo De Força. Os Últimos Estudos Sobre A Interação De Dendrímeros Com Biomoléculas Têm Sido Muito Importantes, Mas Tem Revelado Que Ainda Há Muito A Se Melhorar No Aspecto Da Construção Desses Campos De Força E Na Compatibilidade Desses Com Campos De Força Biomoleculares. O Presente Projeto Tem Como Objetivo O Desenvolvimento De Um Campo De Forças Para Simulação De Dendrímeros Que Seja Compatível Com O Campo De Força Biomolecular Gromos. Para Isso, Uma Metodologia Combinando O Processo Clássico De Parametrização Com Métodos Da Inteligência Computacional, Como O Cma-Es, É Proposta.

  • Método Multi-Docking Generalizado: Uma Nova Abordagem Computacional Para A Modelagem De Sistemas Moleculares Com Aplicações Em Nanotecnologia

    Descrição: O Presente Projeto Tem Como Foco A Formação E Consolidação De Um Grupo De Pesquisa Interdisciplinar Envolvendo As Instituições Puc-Rio, Ufrj E Lncc No Intuito De Desenvolver Modelos Computacionais Para O Estudo De Sistemas De Interesse Em Nanotecnologia. A Interdisciplinaridade Inerente Dos Estudos Computacionais Em Sistemas Nanotecnológicos Está Relacionada Ao Grau De Diversidade Do Conjunto De Ferramentas Computacionais Necessário Para O Entendimento Dos Sistemas Em Diversas Escalas E Níveis De Teoria. No Presente Projeto, Pretende-Se Desenvolver Um Algoritmo Multi-Docking Generalizado (Mdg), A Partir Do Desenvolvimento De Um Sistema Aqui Denominado Gemdock, Que Permitirá O Estudo Das Interações Moleculares Em Sistemas Complexos Como Nanotubos, Dendrímeros, Vesículas E Sistemas Porosos (E.G. Zeólitas). As Inúmeras Aplicações Industrais Envolvendo Tais Sistemas Abrangem Desde O Desenvolvimento De Materiais Semicondutores (I.E. Transistores E Outros Nanocomponentes Eletrônicos), Passando Por Catálise Heterogênea (I.E. Indústria De Intermediários E De Combustíveis), Até Aplicações Medicinais (I.E. Sistemas De Liberação Controlada De Fármacos). Para O Desenvolvimento Do Algoritmo De Mdg, Assim Como Do Aplicativo Gemdock, Será Necessário Empregar Técnicas De Modelagem Molecular, Docking, Dinâmica Molecular, Otimização E Algoritmos Evolutivos, Tudo No Contexto De Programação Orientada A Objeto E Envolvendo Técnicas De Computação De Alto Desempenho, Principalmente, Métodos De Aceleração Por Gpu. Desta Forma, É Imprescindível A Colaboração De Forma Interdisciplinar Entre Grupos Especializados Em Modelagem Computacional, Modelagem Molecular E Computação De Alto Desempenho. Espera-Se, Desenvolver, Testar E Distribuir Um Código Com Múltiplas Funcionalidades Para Multi-Docking Que Seja Flexível, Eficiente, De Fácil Manutenção E Modular. Espera-Se Também, Aplicar Os Métodos Desenvolvidos Em Sistemas De Interesse Tecnológico.

  • Entenda Ciência E Tecnologia

    Descrição: O Foco Do Projeto É No Ensino E Na Divulgação Da Nanociência E Nanotecnologia, Que Constituem Áreas De Importante E Crescente Campo Tanto Em Termos De Pesquisa Fundamental Quanto No Campo Industrial, Graças Ao Considerável Potencial Destes Dispositivos Para O Desenvolvimento Econômico. O Progresso Em Nanociência E Nanotecnologia É Caracterizado Pelas Pesquisas Fundamentais E Pela Maciça Produção De Nano-Produtos. Trata-Se De Uma Área Considerada Pelo Ministério De Ciência E Tecnologia (Mct) Como Portadora De Futuro, Inclusive Sendo Uma Das Áreas Prioritárias Do Programa Ciência Sem Fronteiras. Neste Projeto, Os Alunos Dos Cursos De Nível Fundamental E Médio Terão Acesso A Tais Temas De Ciência E Tecnologia De Forma Interativa Através De Vídeos, Filmes, Palestras, Simulações Virtuais E Atividades Educativas. O Projeto Entenda Ciência E Tecnologia Pretende Distribuir Material Educacional A Todos Os Professores Da Rede Pública Do Estado Do Rio De Janeiro, Material Esse Que Conterá Os Novos Nanokits, Projeto Recentemente Contemplado Pela Fundação Carlos Chagas Filho De Amparo À Pesquisa Do Estado Do Rio De Janeiro (Faperj) (No Edital 08/2012) E Serão Fabricados Na Própria Puc-Rio, Além De Atender Um Mínimo De 100 Turmas De Alunos (80% De Escolas Públicas), Inicialmente Alunos Da Rede Pública De Ensino Fundamental E Médio Do Município Do Rio De Janeiro.

  • Nanokit: Experimentos Didáticos Em Nanociência E Nanotecnologia Para Ensino Médio E Universitário

    Descrição: A Proposta Deste Projeto É A Construção De Kits Didáticos Com Experimentos De Nanociência Voltados Para O Ensino Médio E Universitário Para Serem Desenvolvidos Em Sala De Aula. Serão Desenvolvidos Dois Protótipos De Kits, Para Ensino E Médio E Superior Com Material Necessário Para A Realização De Vários Experimentos De Nanociência De Forma Simples, Atrativa E Interativa. Serão Confeccionadas Apostilas Com Os Procedimentos De Cada Prática E Respectivas Explicações Teóricas E Um Cd Com Diversas Atividades Interativas E Os Conceitos Básicos De Nanociência E Nanotecnologia, Ilustrados De Forma Dinâmica Com O Auxílio De Recursos Computacionais E Microscopia Eletrônica. Serão Contatadas Instituições De Ensino Superior E Escolas Públicas De Nível Médio Do Município Do Rio De Janeiro E Para A Distribuição Gratuita Dos Nanokits Didáticos. As Escolas Que Demonstrarem Interesse Irão Cadastrar No Website Do Projeto Os Professores Indicados Que Ficarão Responsáveis Pelo Uso Do Material Em Suas Instituições De Ensino. Pretende-Se Posteriormente, Através De Parcerias Contemplar Mais Escolas E Universidades Expandindo O Projeto Para O Desenvolvimento De Um A Quantidade Maior De Nanokits.

  • Capes/Faperj - E-Hpc Computação De Alto Desempenho Em Arquiteturas Avançadas Com O Apoio Da Computação Evolutiva

    Descrição: A Forma Tradicional E Mais Difundida De Computação De Alto Desempenho Faz Uso Dos Chamados Aglomerados De Computadores (Ou Clusters), Que São Formados Por Um Conjunto De Computadores Interligados Em Redes Locais De Alta Velocidade E Funcionando Como Se Fossem Uma Única Máquina De Grande Porte. Muitas Vezes Um Cluster É Construído A Partir De Computadores Pessoais (Personal Computers Pcs). Entretanto, Uma Abordagem Alternativa De Computação De Alto Desempenho Mais Recente Faz Uso Da Adição De Placas Aceleradoras Em Pcs (Aceleração Por Hardware Coprocessador). De Acordo Com Diversos Trabalhos Já Realizados Na Área, Pode-Se Dizer Que A Grande Vantagem Desta Abordagem É Que Cada Estação Acelerada Por Hardware, Que Normalmente Não Custa Mais Que O Equivalente A Alguns Poucos Pcs, Pode Apresentar Uma Capacidade Computacional Equivalente A De Um Cluster Com Dezenas Ou, Até Mesmo, Centenas Destes Computadores, Dependendo Da Aplicação E Da Qualidade Do Software (Solução) Desenvolvido Para Tal Plataforma. Portanto, O Custo Total De Propriedade Dessas Estações Em Relação Aos Clusters É Muito Mais Baixo, E Pode Ser Ainda Menor, Uma Vez Que Se Considere A Administração Do Sistema, O Espaço Físico Ocupado, O Consumo Energético E Outros Fatores. Apesar Das Vantagens Mencionadas, O Principal Obstáculo Que Reduz A Taxa De Adesão A Essas E Outras Arquiteturas Avançadas Por Pesquisadores E Cientistas É A Dificuldade De Programação, Uma Vez Que Se Faz Necessária A Criação De Versões Dos Programas De Trabalho Cotidiano, Desenvolvidos Para Cpus, Para As Novas Plataformas. É Neste Âmbito Que A Computação Evolutiva Atua No Projeto: Auxiliando A Programação Dessas Plataformas Através Da Síntese Evolutiva De Algoritmos, Trechos De Programas E Configurações De Circuitos Digitais. Os Dois Tipos De Plataformas Avançadas Visados Neste Projeto São Representados Pela Computação De Propósito Geral Em Processadores Gráficos (Gpgpu) E Pela Computação Reconfigurável De Alto Desempenho. A Gpgpu S.

  • Esoli - Células Solares Inteligentes Baseadas Em Poços Quânticos

    Descrição: Recentemente, As Discussões A Respeito Do Aquecimento Global Tem Dominado As Manchetes Dos Meios De Imprensa E, Até Mesmo, A Agenda Dos Líderes Mundiais. A Reunião Da Cúpula Mundial No Fim De 2009 Em Copenhagen Tentou Estabelecer Metas De Diminuição Da Emissão De Gases Provocadores Do Efeito Estufa. Com O Intuito De Limitar O Consumo Dos Combustíveis Fosseis, Um Dos Grandes Vilões Do Efeito Estufa, O Desenvolvimento De Fontes De Energia Alternativas Se Faz Cada Vez Mais Necessário. Uma Das Fonte De Energia Constante E Sem Custos Vem Da Radição Solar. Logo, As Células Fotovoltaicas Que Transformam A Radiação Solar Em Energia Elétrica Já Vem Sendo Usadas. Contudo, A Eficiência Destas Células Ainda É Muito Baixa E Seu Uso É Limitado À Apenas Algumas Aplicações. Portanto, O Desenvolvimento De Pesquisas Que Possam Aumentar A Eficiências Destas Células É De Fundamental Importância, Principalmente Em Um Cenário Como O Do Estado Do Rio De Janeiro, Onde Há Uma Grande Incidência Da Radiação Solar. O Avanço Da Nanotecnologia E O Crescente Aumento De Desempenho Dos Computadores São Fatores Importantes Que Podem Auxiliar Fortemente O Desenvolvimento De Células Fotovoltaicas De Alto Desempenho. A Nanotecnologia Constitue Um Importante E Crescente Campo Tanto Em Termos De Pesquisa No Campo Industrial, Graças Ao Considerável Potencial Destes Dispositivos Para O Desenvolvimento Econômico. Aliado Ao Desenvolvimento Da Nanotecnologia Vem O Desenvolvimento De Modelos Computacionais De Sistemas Químicos E Físicos, Que Permitem Aos Pesquisadores A Simulação De Possíveis Nanomateriais, Dispositivos E Aplicações. Este Projeto Visa O Desenvolvimento De Células Fotovoltáicas De Alto Desempenho, Baseadas Em Nanoestruturas Semicondutoras E Projetadas Com O Auxílio De Simuladores E Técnicas De Inteligência Computacional.

  • Projeto De Pesquisa CNPq - Bolsa De Produtividade - Nanotecnologia Computacional Inteligente, Modelos E Plataforma De Desenvolvimento

    Descrição: As Pesquisas Descritas Neste Projeto Estão Vinculadas Ao ICA: Laboratório De Inteligência Computacional Aplicada Do Departamento De Engenharia Elétrica Da Puc-Rio Que É Dedicado Ao Desenvolvimento De Tecnologia De Métodos E Sistemas Inteligentes De Apoio À Decisão: Redes Neurais, Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy, Sistemas Especialistas, Sistemas Híbridos, Modelos Estatísticos, Processos Estocásticos, Opções Reais E Métodos De Otimização Multi-Critério. O ICA Desenvolve Pesquisa De Novos Modelos E Constrói Sistemas Inteligentes De Suporte À Decisão, Classificação, Planejamento, Modelagem, Otimização, Previsão, Controle E Automação Industrial, Reconhecimento De Imagens, "Data Mining", Clustering , Entre Outros, E Aplicando-Os Em Problemas Reais De Diversos Setores Produtivos, Tais Como: Energético, Econômico/Comercial, Marketing, Seguros, Mercado De Capitais, Industrial, Agronomia E Meio Ambiente. Criado Em 1993 E, Desde Então, Coordenado Pelos Professores Marley M. B. R. Vellasco E Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco, O ICA Conta Com Infra-Estrutura Que Inclui: Instalações (240 M2) E Equipamentos Próprios (80 Computadores, Grid (160 Cores), Supercomputador Tesla, Impressoras, Etc) E Uma Equipe Superior A 50 Pesquisadores, Sendo 15 Doutores, Mantidos Com Recursos Do Próprio Laboratório. Os Números Do ICA, Nos Seus 16 Anos De Existência, São Os Seguintes: Projetos Para Diferentes Empresas (Operador Nacional Do Sistema Elétrico, Light, Souza Cruz, Cia Vale Do Rio Doce, Embratel, Eletrobrás, Cenpes / Petrobras E Puc-Rio), 2 Livros Internacionais Publicados, 2 Livros Nacionais (Um Publicado E Outro A Ser Publicado Em Outubro De 2009), Mais De 350 Publicações De Artigos Técnicos Em Jornais E Conferências, 30 Dissertações De Mestrado E 15 Teses De Doutorado Concluídas. .

  • CNPq - Iniciação Científica - Sustentabilidade Inteligente ? Design De Edificações Sustentáveis Por Algoritmos Genéticos

    Descrição: O Objetivo Do Trabalho É Desenvolver Um Modelo É Capaz De Otimizar Parâmetros, Como Por Exemplo, O Dimensionamento De Aberturas E De Pé-Direito; A Orientação De Edificações; O Sistema De Condicionamento De Ar; A Disposição De Árvores (Elementos Sombreantes) No Entorno Das Edificações. Buscando Integração Ao Clima Local, Revalorização Das Questões De Conforto Ambiental, Qualidade De Vida Para Seus Ocupantes E Àqueles Que Usufruem De Seu Entorno, Com O Menor Consumo De Energia Para Este Fim, Oferece-Se Uma Alternativa Para Os Projetos De Edificações, Habitações Populares, Loteamentos Urbanos, Empreendimentos Imobiliários, Que Possa Apresentar Benefícios Ambientais E Ao Usuário. Tais Benefícios Podem Abranger Um Melhor Aproveitamento Da Ventilação Natural; Um Melhor Aproveitamento Da Iluminação Natural; Um Custo Construtivo Reduzido; Um Melhor Dimensionamento E Funcionalidade Das Aberturas (Janelas E Portas); Uma Melhor Disposição Da Edificação No Terreno, Tirando Proveito Da Insolação E Do Movimento Do Sol Ao Longo Do Ano; Uma Diminuição Do Consumo De Energia. O Modelo Que Utiliza Algoritmos Genéticos Juntamente Com Um Simulador De Cálculo De Energia, O Energyplus, Deverá Solucionar As Seguintes Questões: 1) Diminuir O Consumo De Energia De Uma Edificação; 2) Diminuir O Custo Com Materiais De Construção; 3) Fornecer Melhor Solução De Localização E Orientação De Uma Edificação Em Um Determinado Terreno; 4) Fornecer Um Melhor Dimensionamento De Aberturas (Janelas/Portas); 5) Fornecer Um Melhor Dimensionamento Do Pé-Direito; 6) Fornecer Uma Melhor Especificação De Materiais De Construção; 7) Fornecer Uma Melhor Solução Referente A Sistemas De Condicionamento De Ar (Para Aquecimento Ou Refrigeração); 8) Estudar A Melhor Distribuição De Árvores No Entorno Da Edificação Que, Por Sua Vez, Funcionam Como Anteparo À Edificação No Que Concerne À Insolação. Este Trabalho Oferece Uma Alternativa Para O Projeto De Uma Edificação Que Possa Apresentar Benefícios Ambientais E Ao Próp.

  • Smart: Sistema Modular De Apoio À Decisão Para A Otimização Do Scheduling Em Refinarias De Petróleo

    Descrição: Desenvolvimento De Software De Apoio À Decisão Para A Otimização Do Scheduling Em Refinarias De Petróleo. O Sistema Smart (Sistema Modular De Apoio À Decisão Para A Otimização Do Scheduling Em Refinarias De Petróleo) Empregará Diversos Modelos (Modelos Co-Evolucionários, Métodos Multicritério, Estatística, Grafos, Modelos Da Programação Matemática, Componentes De Software Orientados A Objeto Reutilizáveis) Para Estabelecer A Ordem De Produção E As Receitas De Mistura De Produtos A Serem Utilizadas, Baseando-Se Em Conhecimento Constituído Por: Itens De Recebimento (Crus Comprados) E De Envio (Produtos Vendidos); Topologia Da Planta; Preços E Limites De Qualidade Para Cada Tipo De Produto; Tipos De Campanhas De Cada Unidade De Processo; Equações E Regras De Mistura; E Armazenagem Dos Produtos.

  • Componentes Inteligentes Para Apoio À Decisão Utilizando Design Evolutivo

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É O Desenvolvimento De Componentes De Software Para Sistemas De Apoio À Decisão, A Partir De Um Sistema De Design Estrutural Automático Que, Utilizando As Mais Recentes Técnicas De Inteligência Computacional, Identifica O Design Que Otimiza As Medidas De Qualidade Dos Componentes Resultantes.

  • Confpetro: Sistema De Caracterização Da Confiabilidade Humana Para A Área De Petróleo

    Descrição: Este Projeto Tem Por Objetivo A Criação De Um Sistema Baseado Na Metodologia Fuzzy, Visando Reduzir As Possibilidades De Erros Humanos. Este Sistema Será Desenvolvido Para As Atividades De Operação, Manutenção E Inspeção Em Transferência E Estocagem, Em Uma Unidade De Processo (A Ser Definida Entre Desasfaltação A Propano, Destilação Atmosférica E A Vácuo, Craqueamento Catalítico, Hidrotratamento De Instáveis E Diesel) E Em Uma Unidade De Produção De Petróleo Em Terra Da Unidade De Negócios Do Espírito Santo. O Sistema Terá Uma Interface Compatível Com Aquele Usado Na Refinaria E Será Capaz De Fornecer Informações Sobre: " Grau Esperado De Atendimento De Cada Trabalhador Ao Padrão De Qualidade Do Sistema Como Um Índice De Confiabilidade Humana. " Grau De Inclusão Do Trabalhador No Padrão De Qualidade Do Sistema. " Curvas De Possibilidade De Erro Humano Para Cada Trabalhador. O Sistema Permitirá A Criação De Novos Procedimentos Mediante A Substituição Dos Itens Mais Susceptíveis A Erros Humanos, Assim Como Eventuais Mudanças Nas Normas Vigentes Nos Ambientes De Trabalho E Nos Treinamentos De Operadores. .

  • Anepi-Ci: Análise Econômica De Projetos De E&P Sob Incerteza De Campos Inteligentes

    Descrição: Este Projeto Tem Por Objetivo Desenvolver Pesquisa Em Sistemas Inteligentes De Apoio À Decisão Voltados Para A Análise Econômica De Projetos De E&P Sob Incerteza De Campos Inteligentes (Anepi-Ci). A Pesquisa Tem Como Ponto De Partida O Sistema Anepi De Otimização De Alternativas De Desenvolvimento, Modelado E Implementado Pelo ICA Da Puc-Rio No Âmbito Projeto Anepi-F3, O Qual Será Aperfeiçoado, Personalizado E Estendido Para Vir A Incorporar Dispositivos E Características De Campos Inteligentes (Vide Apêndice B). Neste Sentido, Identificam-Se Duas Linhas Principais De Atuação: 1) Desenvolver, Sob A Ótica De Opções Reais, A Pesquisa Sobre A Otimização De Poços Angulares E De Poços Não Convencionais, E O Controle E A Otimização De Poços Inteligentes Com Sensores; 2) Implementar Aperfeiçoamentos E Personalizações No Sistema Anepi De Otimização De Alternativas De Desenvolvimento, Implementado No Projeto Anepi-3, Que Têm Por Objetivo Dotar O Sistema De Recursos Que Atendam Às Demandas De Eficiência, Interface E Generalidade, E Compatibilidade Com Diversos Simuladores De Reservatório, Tornando-O O Sistema De Escolha Dos Especialistas Do Cenpes E Petrobras.

  • Estudos Prospectivos Em Representação De Incertezas, Multicritério E Sistema De Apoio À Decisão Aplicados À Otimização Da Programação Da Operação De Usinas Hidrotérmicas

    Descrição: O Objetivo Do Trabalho É A Realização De Uma Pesquisa Avançada E A Produção Dos Respectivos Relatórios Técnicos Sobre Metodologias E Linhas De Investigação Promissoras, Aplicadas A Problemas De Interesse Do Ons, Abordando Os Seguintes Tópicos: I. Representação De Incertezas E Ii. Multicritério E Sistema De Apoio À Decisão. .

  • Identificação E Prevenção De Inadimplência Para O Mercado De Grandes Clientes

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Desenvolver Um Modelo Para Classificar A Carteira De Clientes Em Grupos De Nível De Risco De Inadimplência, De Forma Que Seja Possível Direcionar As Ações De Pré-Cobrança, Minimizando Os Custos Associados Através Do Direcionamento Dos Recursos Para Os Grupos Com Maior Risco.

  • Anepi-3: Análise Econômica De Projetos De E&P Sob Incerteza-Fase 3

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É A Aplicação De Técnicas E Modelos Avançados Na Análise De Alternativas De Desenvolvimento De Um Campo De Petróleo Sob Condições De Incertezas Técnicas E De Mercado. Nesta Linha De Pesquisa Do Projeto Anepi-3 Será Dada Ênfase Aos Seguintes Temas: 1. Sistema Modular De Análise De Alternativas; 2. Análise De Alternativas Com Múltiplas Incertezas Técnicas; 3. Aproximação Do Valor De Uma Opção Por Regressão Simbólica; 4. Análise De Alternativas Em Casos Reais. .

  • Computação Inspirada Na Biologia

    Descrição: Edital Ct- Fva/CNPq 01/2003 - 1ª Fase, Pesquisa Cooperativa Em Rede Com O Setor Produtivo Nas Áreas De Nanotecnologia E Materiais Avançados. Este Projeto Tem Por Objetivo Realizar Um Workshop Em Computação Inspirada Na Biologia Com O Intuito De Promover A Articulação Entre Instituições De Ensino E Pesquisa E Também Com O Setor Empresarial, De Modo A Identificar Demandas Para As Quais Estudos E Projetos Possam Propiciar A Formação Ou Consolidação De Redes Cooperativas De Pesquisas Em Nanotecnologia E Materiais Avançados. Este Projeto Integra Instituições De Pesquisa Com Competência E Reconhecimento Em Áreas Como, Nanotecnologia, Computação Evolucionária E Eletrônica: Puc-Rio, Uerj, Puc-Pr E Jpl.

  • Modelo De Previsão De Vazões Com Incorporação Das Bacias Do Rio Paraná, Iguaçu E Paranaíba

    Descrição: O Objetivo Desta Proposta É O Desenvolvimento De Um Modelo De Previsão De Vazões Com Incorporação De Informações De Precipitação, Visando Especificamente Às Bacias Do Rio Paraná, Iguaçu E Paranaíba, Compreendendo Os Dois Seguintes Produtos: 1) Previsão De Vazão Natural Média Semanal; 2) Previsões De Vazões Naturais Médias Diárias Do 1º Ao 12º Dia.

  • Identificação E Prevenção De Perdas Comerciais No Faturamento

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Identificar Divergências Na Classificação Das Atividades Dos Clientes Encontradas No Cadastro Da Empresa, Utilizando Técnicas De Mineração De Dados (Data Mining) Da Inteligência Computacional A Partir Da Análise Das Curvas De Consumo, Fatores De Demanda E De Carga Das Unidades Consumidoras E Ainda, Outras Informações Exógenas Presentes Na Base De Dados. Neste Projeto Pretende-Se Especificar Um Modelo De Inteligência Computacional Para Identificar Irregularidades Na Medição Considerando As Características Não Lineares Das Curvas De Carga Das Unidades Consumidoras, Difíceis De Representar Nos Modelos Matemáticos Atualmente Utilizados.

  • Apoio Ao Desenvolvimento Científico E Tecnológico De Grupos De Pesquisa Em Engenharia Elétrica Da Ufma: Padct / Ctinfra / Edital Mct/CNPq/Padct Região Nordeste

    Descrição: O Projeto Visa Aumentar A Qualificação De Recursos Humanos Nas Áreas Propostas Para Que Se Possa Formar Pessoal Qualificado Para Atuação No Desenvolvimento Científico E Tecnológico Do Estado E Da Região. .

  • Automação Da Inferência Da Qualidade De Derivados De Petróleo Em Refinarias Através De Novos Modelos Neuro-Fuzzy De Aprendizado On-Line

    Descrição: Automação Da Inferência Da Qualidade De Derivados De Petróleo Em Refinarias Através De Novos Modelos Neuro-Fuzzy De Aprendizado On-Line Bolsa De Fixação De Pesquisador; Karla Tereza Figueired.

  • Inteligência Computacional: Modelos E Aplicações: Projeto Integrado De Pesquisa - CNPq

    Descrição: Desenvolvimento De Novos Modelos E Sistemas, Dando Prosseguimento À Pesquisa Já Em Andamento No ICA. .

  • Multibioid - Sistema Multimodal Biométrico Para Identificação Pessoal

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Pesquisar E Desenvolver Sistemas Biométricos De Identificação Multimodais, Ou Seja, Sistemas De Identificação Pessoal Que Combinam Mais De Uma Característica Biométrica.

  • Anepi-2: Análise Econômica De Projetos De E&P Sob Incerteza-Fase 2

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É A Aplicação De Metodologias Modernas Para A Análise De Alternativas De Desenvolvimento De Um Campo De Petróleo Sob Condições De Incertezas Técnicas E De Mercado. O Projeto Envolve O Estudo E O Desenvolvimento De Uma Aplicação Que Permita A Seleção De Uma Regra De Decisão Ótima De Alternativas Sob Incertezas (Técnica E Econômica) Para Desenvolver Um Campo De Petróleo. A Otimização Da Regra De Decisão De Alternativas Sob Incertezas Se Fará Usando Algoritmos Genéticos (Ags), Utilizando A Teoria De Opções Reais Na Modelagem, Números Fuzzy Para Representar As Incertezas Técnicas, Processos Estocásticos Para Análise De Incertezas De Mercado, E Simulação Monte Carlo. Os Modelos De Ags Considerarão As Restrições Presentes E Terão Como Função Objetivo O Valor Presente Líquido (Vpl).

  • Eletrônica Evolutiva Na Síntese De Controladores Inteligentes (Evolcontrol)

    Descrição: Investigar A Utilização De Eletrônica Evolutiva Para A Implementação De Estruturas Fuzzy E Neuro-Fuzzy Aplicadas No Controle De Sistemas Complexos E Implementar Uma Placa Reconfigurável Analógica Para A Implementação Física Dos Circuitos Evoluídos.

  • Anepi: Análise Econômica De Projetos De E&P Sob Incerteza

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É O Estudo E A Aplicação De Metodologias Modernas Para A Análise De Alternativas De Desenvolvimento De Um Campo De Petróleo Sob Condições De Incertezas Técnicas E De Mercado. A Idéia É Desenvolver Modelos E Avaliá-Los Em Aplicações Que Permitam A Seleção De Alternativa Ótima Ou Sub-Ótima, Técnica E Economicamente, Para Desenvolver Um Campo De Petróleo.

  • Projeto E Solução De Problemas Em Sistemas E Instrumentação Utilizando-Se Inteligência Artificial

    Descrição: Projetar E Desenvolver Sistemas Inteligentes De Suporte À Decisão, Com Base Em Conhecimento Extraído De Especialistas Na Área De Refino De Petróleo, Para A Elaboração De Projetos E Orientação Nos Serviços De Assistência Técnica.

  • Desenvolvimento De Um Produto De Geração De Inferências

    Descrição: Desenvolver Um Sistema Híbrido De Geração De Inferências Que Integre Modelos Estatísticos (Pca, Modelos Regressivos) E Técnicas Inteligentes (Redes Neurais E Lógica Nebulosa) Para A Determinação De Propriedades De Derivados Do Petróleo.

  • Simulador De Alocação De Gn: Saga 2

    Descrição: A Partir Dos Resultados Do Projeto 'Simulador De Alocação De Gn: Saga' O Objetivo Desse Projeto É Criar Um Novo Modelo De Alocação Do Gás E Aperfeiçoar E Estender As Funcionalidades Do Programa Saga Já Desenvolvido. Com Base No Uso Da Ferramenta, Novas Funcionalidades De Entrada E Saída Se Mostram Relevantes. O Modelo De Alocação Também Deve Ser Aperfeiçoado Com O Objetivo De Melhor Adequar Os Resultados Obtidos Com Os Procedimentos Operacionais.

  • Smart: Sistema Modular De Apoio À Decisão Para A Otimização Do Scheduling Em Refinarias De Petróleo - Fase 4

    Descrição: Execução Da Quarta Fase Do Desenvolvimento De Um Sistema Modular De Software De Apoio À Decisão Na Programação Do Refino Que Integrará, De Modo Híbrido, Os Seguintes Modelos E Técnicas: I. Modelos Evolucionários; Métodos Multicritério; Iii. Componentes De Software Orientados A Objeto Reutilizáveis. O Sistema Smart Empregará Modelos De Otimização Para Estabelecer A Ordem De Produção E As Receitas De Mistura De Produtos A Serem Utilizadas, Baseando-Se Em Conhecimento Constituído Por: Itens De Recebimento (Crus Comprados) E De Envio (Produtos Vendidos); Topologia Da Planta; Preços E Limites De Qualidade Para Cada Tipo De Produto; Tipos De Campanhas De Cada Unidade De Processo; Equações E Regras De Mistura; Armazenagem Dos Produtos.

  • Octopus: Sistema Integrado De Gerência De Reservatórios

    Descrição: Prover O Apoio À Decisão À Área De Simulação E Gerenciamento De Reservatórios De Forma Ampla, Abrangendo Diversos Processos De Gestão, Através De Um Sistema Computacional Integrado Fundamentado Em Técnicas De Inteligência Computacional. Para Tanto, Serão Realizadas Diversas Pesquisas E Serão Desenvolvidos Vários Subsistemas, Alinhados A Diversos Dos Eixos Temáticos Da Rede Siger.

  • Confhia - Sistema De Gestão Da Confiabilidade Humana E Da Influência De Fatores Técnicos E Ambientais

    Descrição: O Objetivo Do Presente Projeto É O Desenvolvimento Do Confhia Sistema De Gestão Da Confiabilidade Humana E Da Influência De Fatores Técnicos E Ambientais Voltado Para O Setor De Transmissão De Energia Elétrica. Baseado Em Metodologia Fuzzy, O Sistema Visa A Reduzir As Possibilidades De Erros Humanos Nas Atividades De Operação, Manutenção E Inspeção, A Partir Da Análise Dos Elementos Que Interagem Com Cada Operador. Os Resultados Produzidos Pelo Sistema Servirão De Base Para A Otimização De Recursos Materiais, Humanos E Financeiros, Garantindo A Segurança Operacional, Minimizando Os Riscos De Interrupção Da Transmissão E Contribuindo Para A Alta Qualidade Do Serviço Final.

  • Apogeu Sistema Inteligente De Apoio À Gestão De Contratação Em Unidades De Suprimento Da Light

    Descrição: Propõe-Se Um Sistema Inteligente De Apoio À Gestão De Contratação De Serviços Que Permitirá: A Formação De Preços Padrão; Análises Mais Apuradas De Propostas; O Aprimoramento Da Negociação De Propostas; O Acompanhamento Mensal Dos Custos Dos Contratos; A Inferência E O Monitoramento De Indicadores.

  • Petrobras Br-It - Projeto De Sistemas Inteligentes De Apoio À Decisão

    Descrição: Este Projeto Faz Parte Do Projeto De Tecnologia De Software Petrobras Para O Período 2009/2010, Coordenado Pela Petrobras/Tecnologia Da Informação De E&P. A Proposta Consiste No Desenvolvimento De Projetos De Software Em Parceria Com A Área De Ti - E&P Da Petrobras, Em Duas Linhas De Ação Básicas, Para A Realização De Projetos De Pesquisa E Desenvolvimento. Estes Projetos Serão Definidos Futuramente Junto Aos Clientes Das Diversas Áreas Da Petrobras De Acordo Com Os Seus Interesses E Necessidades, E Serão Objetos De Autorizações De Serviço. As Linhas De Ação Propostas São As Seguintes: Projetos De Pesquisa E Desenvolvimento De Sistemas Inteligentes De Apoio À Decisão Aplicados À Área De Exploração E Prospecção De Petróleo; E Projetos De Pesquisa E Desenvolvimento De Componentes De Software Para A Implementação De Modelos E Técnicas Da Inteligência Computacional (Redes Neurais, Lógica Fuzzy, Computação Evolucionária, Etc).

  • Capital- H: Valoração Do Capital Humano (Ativo Intangível) Da Light Por Inteligência Computacional, Indicadores Estratégicos E Métodos Avançados De Gestão De Empresas

    Descrição: Os Principais Objetivos Deste Projeto São: I) Pesquisar Um Modelo De Medição Do Retorno Do Investimento Em Educação Corporativa, Baseado Em Inteligência Computacional E Nas Técnicas Bsc E Ahp, E Avaliar O Seu Desempenho Em Dados Históricos; Ii) Desenvolver Um Sistema De Apoio À Decisão Capaz De Avaliar E Monitorar Continuamente O Retorno Do Investimento Com Educação E A Evolução Do Capital Intelectual Da Empresa; Iii) Detalhar Um Modelo Conceitual De Universidade Corporativa - Uc, Organizada Como Um Centro De Serviço Compartilhado/Unidade De Negócio - Csc/Un, Em Perfeita Sincronia Com As Metas E Planos Estratégicos Da Light Energia S.A., Voltada Para O Treinamento De Seus Funcionários, Fornecedores E Comunidades Vizinhas. Esses Objetivos Culminam No Desenvolvimento De Um Sistema Computacional Capaz De Auxiliar Na Avaliação Do Retorno De Investimento Aplicado A Educação Corporativa. Este Programa Identificará, A Partir De Mineração De Dados E Métodos De Agregação De Variáveis, Os Indicadores Mais Apropriados Para O Mapeamento Da Percepção Dos Diversos Participantes Interessados No Desempenho Da Empresa, Como: Clientes, Funcionários, Governo, Acionistas, Investidores, Comunidade Local E Fornecedores.

  • Clife: Influência Das Condições Climáticas No Mercado De Energia Elétrica Da Light

    Descrição: Este Projeto Tem Por Objetivo Investigar, Analisar E Desenvolver Uma Metodologia Inovadora Que Permita Relacionar O Clima, Ou Mais Especificamente A Sensação Térmica Das Diversas Regiões Ou Unidades Geográficas Que Fazem Parte Da Área De Concessão Da Light, À Energia Faturada E À Carga De Energia Elétrica A Partir De Dados Históricos, Em Uma Região Ou Unidade Geográfica. Tal Metodologia Será Incorporada A Uma Ferramenta Computacional Permitindo Relacionar Os Volumes De Energia Faturada E Carga Por Região Geográfica Baseada Em Históricos Consumo E Dados Climáticos. A Metodologia Baseia-Se Em Um Modelo De Previsão De Sensação Térmica (Definida A Partir Da Informação De Temperatura, Umidade E Vento), Utilizando Modelos Não Lineares, De Forma A Aumentar A Acurácia Do Modelo De Previsão De Temperatura Atualmente Em Vigor Na Empresa. Dessa Forma, Será Investigado E Desenvolvido Um Modelo Inovador De Previsão De Sensação Térmica Por Unidade Geográfica Da Área De Concessão Da Light. A Partir Do Modelo De Previsão Da Sensação Térmica Será Pesquisado E Desenvolvido Um Modelo Original De Previsão De Carga E Faturamento Da Empresa, Onde Além De Agregar A Previsão Da Sensação Térmica, Também Considerará Dados Históricos De Carga E Faturamento. Também Serão Investigadas Outras Informações De Cunho Econômico Correlacionadas Linear Ou Não Linearmente Com O Consumo De Energia, Como Por Exemplo O Pib. O Objetivo Deste Sistema É, Em Escala Maior, Melhorar O Planejamento E Gerenciamento Do Comércio De Energia E Melhorar As Estratégias Relacionadas À Prevenção Do Furto De Energia Elétrica.

  • Fapes - Ferramenta De Avaliação E Planejamento De Estratégias De Sustentabilidade

    Descrição: Este Projeto Propõe O Desenvolvimento De Um Sistema De Apoio À Decisão Para Avaliação E Planejamento De Estratégias De Sustentabilidade. Além De Computar/Registrar Os Diversos Indicadores De Sustentabilidade Adotados Pela Empresa, O Sistema Irá: - Calcular Indicadores De Sustentabilidade, Por Área E/Ou Departamento, De Forma A Identificar Áreas Com Maior Ou Menor Carência De Recursos Ou Ações Que Visem Melhorar O Desempenho Da Empresa Nesse Sentido; - Computar Um Índice Único Que Reflita O Grau De Sustentabilidade Da Empresa, Com Base No Estudo De Todos Os Indicadores Já Existentes E Possível Agregação De Outros Novos Índices; - Indicar, Por Área E Por Departamento, O Impacto Do Resultado (Tangível Ou Intangível) De Cada Ação Nos Índices De Sustentabilidade E, Quando Possível, O Retorno Financeiro Dessas Ações (Por Exemplo, Indicar O Impacto Dos Projetos P&D Nos Índices De Sustentabilidade E, Quando Possível, O Retorno Financeiro Dos Mesmos); - Sugerir Planos De Ações De Forma A Gerar Metas Para Melhorar O Desempenho Da Empresa Sob O Ponto De Vista Da Sustentabilidade Medida A Partir Dos Índices; - Considerar Aspectos Subjetivos Relacionados Às Informações Necessárias A Construção Dos Índices De Sustentabilidade; - Avaliar O Impacto Que A Sustentabilidade Gera No Planejamento E Gestão Estratégica Da Empresa.

  • Identificação De Inadimplência Sob Incerteza E Gestão De Alternativas Para O Mercado De Grandes Clientes

    Descrição: Este Projeto Tem Por Objetivo Pesquisar E Construir Um Modelo Que Permita Identificar, Com Antecedência De Dois Ou Três Meses, O Risco De Um Cliente Se Tornar Inadimplente, Calculando O Impacto Dessa Inadimplência Para A Concessionária. Desta Forma, O Modelo Identificará Com Alguns Meses De Antecedência A Possibilidade De Inadimplência De Um Cliente, Alertando A Concessionária E Sugerindo Um Conjunto De Possíveis Medidas Preventivas E Estratégias De Negociação Para Pagamento De Contas, Que Possam Ser Aplicadas Para Este Cliente Específico, Evitando A Inadimplência Ou Facilitando O Pagamento Da Conta De Energia. Este Conjunto De Medidas E Estratégias Sugeridas Será Obtido A Partir Das Normas E Das Políticas Que A Concessionária Tem Para Os Casos De Inadimplência. Assim, Pode-Se Indicar Um Conjunto De Medidas Ótimas Para Cada Cliente Específico. O Modelo Permitirá, Também, Estimar Os Valores A Serem Provisionados A Título De Pdd (Provisão De Devedores Duvidosos) Para Cada Cliente, Ou Grupo De Clientes, A Cada Trimestre. O Modelo Será Transformado Num Sistema Ou Ferramenta Computacional (Software) Para Ser Usado Nas Atividades Diárias Da Concessionária.

  • Sigese - Sistema De Apoio À Decisão À Gestão De Demanda E Consumo De Energia

    Descrição: Propor Um Sistema Computacional Inteligente Voltado Para A Gestão Da Eficiência Energética, Capaz De Identificar E Priorizar Clientes Que Apresentem Oportunidades De Redução Da Demanda E Consumo, Capaz De Orientar O Consumidor No Sentido De Conservar E Usar Racionalmente A Energia Elétrica. O Sistema Auxiliará Na Seleção Dos Clientes A Partir Da Avaliação De Indicadores Tais Como Fator De Carga, Fator De Potência, Curva De Consumo E Outras Informações Relevantes, Inferidas A Partir Das Bases De Dados Light, Por Meio De Processo De Mineração (Data Mining). Tal Sistema Contemplará, De Forma Integrada, Num Único Ambiente, Diversos Módulos De Análise De Eficiência Energética Para Cada Segmento De Consumo De Energia Elétrica, Tais Como: Iluminação, Refrigeração, Motores, Inversores, Etc. Neste Projeto Serão Desenvolvidos Os Dois Primeiros Módulos (Iluminação E Refrigeração). O Sistema De Análise Da Eficiência Energética Poderá Ser Utilizado Tanto Pelo Cliente Como Pela Light, Seja Através Da Internet Ou Em Quiosques Instalados Nas Agências De Atendimento Da Light. O Sistema Proposto Poderá Fazer O Diagnóstico Energético E Identificar O Potencial De Redução De Consumo De Energia, Apoiando O Desenvolvimento De Projetos De Sistemas Elétricos Eficientes A Partir De: Digitalização, Visualização E Simulação Da Rede Elétrica Própria, Medições Especiais Nos Equipamentos Elétricos, Informações Sobre Características Da Iluminação Utilizada, Informação Do Modo De Tarifação Em Vigor E Demais Informações Relativas Ao Modo De Uso De Equipamentos.

  • Webmine - Sistema Inteligente De Análise Comportamental Em Portal Da Light

    Descrição: Este Projeto Tem Como Objetivo Principal O Desenvolvimento Do Webmine - Sistema De Análise Comportamental Em Portal Da Light - Que Irá, Através De Técnicas Inovadoras De Análise Comportamental De Navegação (Web Usage Mining), Fornecer Um Panorama Dos Perfis Dos Clientes, O Que Possibilitará O Ajuste Dos Serviços Oferecidos E A Criação De Novos, De Acordo Com A Preferência Dos Clientes, Aumentando Assim A Qualidade De Atendimento. Tal Panorama Será Construído A Partir Da Identificação De Padrões De Utilização De Serviços E Demais Recursos No Site, De Previsões De Interesse, Descoberta De Regras De Associação (40% Dos Usuários Do Serviço X Pedem Informações Sobre O Serviço Y, P. E.) E Análises Estatísticas (Páginas Mais Acessadas, Serviços Mais Utilizados, Etc.).

  • Simulador De Alocação De: Gn Saga 1

    Descrição: A Partir Do Emprego Do Estado Da Arte De Técnicas Da Inteligência Computacional (Algoritmos Genéticos, Redes Neurais Etc.), Estabelecer E Explicitar A Metodologia A Ser Aplicada, Sistematizar A Aplicação E Disponibilizar Um Simulador Capaz De Planejar, Otimizar E Validar A Realização Da Alocação De Gás Em Malhas De Gasodutos Complexos, Operando Com Várias Origens E Vários Destinos.

  • Light - Sage: Sistema De Apoio À Gestão De P&D

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Desenvolver O Sage - Sistema De Apoio À Gestão De P&D, Que Permitirá O Cadastro E Acompanhamento De Todos Os Projetos De P&D Da Empresa, Considerando As Diversas Etapas E Rubricas. O Sistema Disponibilizará Diversos Relatórios Que Darão Apoio Ao Gestor No Acompanhamento Da Execução Dos Projetos Bem Como Dos Desembolsos Por Projeto, Por Rubrica, Por Ano, Entre Outros. Para Isto, O Sistema Deverá Contar Com Quatro Módulos Principais (Figura 1): Módulo De Configuração - Onde Parâmetros E Opções De Configuração Do Sistema Serão Especificados; Módulo De Cadastro - Onde Serão Cadastrados Todas As Informações Referentes Aos Projetos P&D A Serem Administrados, Incluindo Vigência, Equipe, Cronograma De Desembolso, Etc.; Módulo De Carga - Que Fará Interface Com A Base Coorporativa Da Light Para Busca De Dados Financeiros Relativos Aos Projetos P&D, Tais Como As Ordens De Serviço Associadas. Módulo De Relatórios - Onde Serão Apresentados Os Relatórios De Acompanhamento De Execução Dos Projetos, Oferecendo Ao Gestor Diversos Filtros De Busca. Módulo De Interface Com Ferramenta De Cadastro No Sistema De Gestão De P&D Aneel (Fxaneel) Que Será Responsável Pela Leitura E Envio De Arquivos Xml À Ferramenta De Cadastro. Valor: R$153.600,00 Período: 6 Meses.

  • Sistema Inteligente Para Gestão De Risco Em Contratos De Compra De Energia

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Desenvolver Um Modelo Computacional Para Determinar A Estratégia De Compra De Energia Da Light Considerando Os Riscos (Incerteza Da Demanda, Sazonalidade Contratual, Etc) E Os Instrumentos Para Mitigá-Lo (Leilões De Ajuste, Mecanismo De Compensação De Sobras E Déficits, Descontratação, Etc). O Critério De Otimização Do Modelo É Minimizar O Custo Ponderado Pela Contratação De Energia, Considerando Todo O Conjunto De Opções Que Reproduz As Características Dos Instrumentos De Gerência De Riscos Propostos Para O Modelo Setorial, Bem Como O Conjunto De Incentivos E Penalizações. O Horizonte De Análise Será Focado No Curto Prazo (Dois Anos Em Etapas Mensais), De Forma A Capturar Todas As Flexibilidades E Incertezas. O Modelo Também Possuirá Um "Link" Com As Decisões De Longo Prazo Que Atualmente São Fornecidas Por Um Modelo Já Desenvolvido Pela Light.

  • Smart E&P: Sistema E Modelos Inteligentes Aplicados A Reservatórios Com Tecnologia De Malha Fechada Para A Exploração E Produção De Petróleo E Gás

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Consolidar A Especialização Do ICA Na Aplicação De Técnicas Inteligentes Para A Resolução De Problemas Complexos Da Área De E&P Do Setor De Petróleo. O Prójeto É Composto De 7 Módulos, A Saber: Módulo 1 - Otimização De Alternativas Com Poços Multilaterais; Módulo 2 - Controle Pró-Ativo: Otimização De Posicionamento E Controle De Válvulas; Módulo 3 - Controle Reativo; Módulo 4 - Construção De Uma Proxy De Reservatório Usando Caos Polinomial; Módulo 5 - Estimação Dinâmica Do Modelo De Reservatório; Módulo 6 - Ajuste Histórico Inteligente; Módulo 7 - Sistema Integrado Aplicado A Reservatórios Com Tecnologia De Malha Fechada Para A Exploração E Produção De Petróleo E Gás.

  • Genesis: Geração De Energia Elétrica E Sistema Integrado De Suporte À Decisão

    Descrição: O Objetivo Do Projeto Genesis É Desenvolver Um Protótipo De Apoio À Decisão Para O Planejamento Centralizado Da Operação Energética Do Sistema Interligado Nacional (Sin), Capaz De Oferecer Uma Solução Para A Programação Hidrotérmica, Em Curto E Médio Prazo, Que Satisfaça Os Critérios Definidos Pelos Decisores E Agentes. Este Projeto Tem A Parceria Do Ons: Operador Nacional Do Sistema Elétrico, Com Contrapartida De 30% Do Valor Total Do Projeto.

  • Operha: Operação Confiável Por Recursos Humanos Em Atividades Industriais

    Descrição: Este Projeto Tem Por Objetivo A Especificação E O Desenvolvimento De Um Sistema Modular E Reutilizável De Software Para A Operação Confiável Por Recursos Humanos Em Atividades Industriais (Operha) Dedicado A Empresas Nacionais E Estrangeiras Que Utilizam Recursos Humanos Em Atividades Industriais Nas Quais O Erro Humano Tenha Grande Impacto Na Segurança E No Meio Ambiente. O Sistema Visa Reduzir As Possibilidades De Erros Humanos Nas Atividades De Operação, Manutenção E Inspeção De Processos Industriais Ou De Produção, E Assim Minimizar Os Riscos Ambientais E Aumentar A Segurança Do Trabalho. O Sistema, Que Será Baseado Em Metodologia Fuzzy, Será Capaz De Fornecer Informações Sobre: Grau Esperado De Atendimento De Cada Trabalhador Ao Padrão De Qualidade Do Sistema Como Um Índice De Confiabilidade Humana; Grau De Inclusão Do Trabalhador No Padrão De Qualidade Do Sistema; E Curvas De Possibilidade De Erro Humano Para Cada Trabalhador. O Sistema Permitirá A Criação De Novos Procedimentos Mediante A Substituição Dos Itens Mais Susceptíveis A Erros Humanos, Assim Como Eventuais Mudanças Nas Normas Vigentes Nos Ambientes De Trabalho E Nos Treinamentos De Operadores.

  • O Uso Da Inteligência Artificial Na Melhoria Da Acertividade (Distribuição E Combate A Perdas)

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É Identificar Divergências Na Classificação Das Atividades Dos Clientes Encontradas No Cadastro Da Empresa, Utilizando Técnicas De Mineração De Dados (Data Mining) Da Inteligência Computacional A Partir Da Análise Das Curvas De Consumo, Fatores De Demanda E De Carga Das Unidades Consumidoras E Ainda, Outras Informações Exógenas Presentes Na Base De Dados.

  • ICAro: Identificação E Prevenção De Perdas Comerciais No Faturamento Da Baixa Tensão

    Descrição: Demonstrar O Potencial De Técnicas Inteligentes Na Identificação De Divergências Na Classificação Das Atividades Dos Clientes Encontradas No Cadastro Da Empresa, A Partir Da Análise Das Curvas De Consumo, Fatores De Demanda E De Carga Das Unidades Consumidoras E Ainda, Outras Informações Exógenas Presentes Na Base De Dados. Neste Projeto Pretende-Se Especificar Um Modelo De Inteligência Computacional Para Identificar Irregularidades Na Medição Considerando As Características Não Lineares Das Curvas De Consumo Dos Clientes, Difíceis De Representar Nos Modelos Matemáticos Atualmente Utilizados. Participação: Coordenador E Pesquisador. .

  • Otimização De Contratos De Energia Elétrica Da Comercializadora

    Descrição: Este Projeto Propõe O Desenvolvimento De Um Sistema Inteligente De Apoio À Decisão Para Otimização De Contratos De Demanda De Energia Elétrica, Celebrados Entre O Cliente E A Comercializadora, Visando Garantir A Disponibilidade Da Energia Contratada, Minimizando Os Custos No Faturamento Para O Cliente E Otimizando O Planejamento Do Sistema Elétrico De Distribuição Da Concessionária. O Sistema Incluirá Três Módulos Principais: Módulo De Previsão Do Preço E Disponibilidade De Energia Sob Incerteza; Módulo De Otimização De Contratação; E Interface Com O Usuário.

  • Projeto Cooperação Científica Para O Desenvolvimento De Software De Análise Econômica

    Descrição: Tem Por Objetivo O Levantamento Do Estado Da Arte E Desenvolvimento De Sistemas Computacionais Em Análise De Risco E Em Teoria Das Opções Reais Aplicada A Projetos Do E&P, Considerando E Analisando As Diversas Características Do Sistema Tributário Brasileiro Para O Setor Petróleo. Pretende-Se Desenvolver Um Sistema Integrado De Análise Econômica De Projetos De Desenvolvimento Da Produção, Aproveitando As Pesquisas Já Realizadas E A Serem Desenvolvidas. Os Resultados Das Pesquisas Serão Materializados Através De Um Sistema Computacional.

  • Evocomp-Fase 2: Plug-Ins De Apoio À Decisão Para Sistemas Microsoft

    Descrição: O Objetivo Deste Projeto É O Desenvolvimento De Dois Plug-Ins De Apoio À Decisão Para Os Programas Microsoft Excel E Microsoft Acess, Utilizando Modelos Híbridos Da Inteligência Computacional. São Eles: " ICA-Previsor: Plug-In De Previsão Automática De Séries Temporais Para Uma Planilha Ms-Excel Ou Uma Base Access, Que Pode Prever O Valor De Uma Série, Um Ou Mais Períodos À Frente, A Partir Da Série Histórica Armazenada, Com Um Só Click Do Mouse. " ICA-Mining: Plug-In Do Ms-Excel Ou Do Ms-Access Para Descoberta De Conhecimento De Base De Dados, Através Da Extração De Regras De Produção, Voltado Para Empresas Comerciais Com Interesse Em Conhecer Melhor O Seu Negócio. O Plug-In Será Capaz De Extrair Regras (Antecedentes) Que Caracterizam Um Determinado Conjunto De Dados (Cluster) Da Base. O Projeto De Tais Plugins, Ainda Inexistentes No Mercado, Ambiciona Preencher, Em Curto A Médio Prazo, A Lacuna De Sistemas De Apoio À Decisão De Pequeno Porte. .

  • Sistema Voxscore - Sistema De Suporte À Decisão Para A Aquisição E Análise Automática De Voz

    Descrição: Este Projeto Tem Por Objetivo Especificar E Desenvolver Um Software, Denominado Vox Score, Que Possibilite A Aquisição, A Armazenagem, O Gerenciamento E A Análise De Sinais De Voz, Visando A Triagem Quantitativa E Qualitativa De Recursos Humanos.