Extensão

Apoio à Decisão sob Incertezas

Informações e Matricula

Objetivo

Introduzir conceitos fundamentais, técnicas e modelos para o suporte à decisão sob incertezas. São apresentados modelos de avaliação de projetos de investimento com a técnica tradicional do fluxo de caixa descontado e com a técnica moderna de análise de investimento sob incertezas denominada teoria das opções reais (OR). Essa teoria quantifica o valor da flexibilidade gerencial em projetos. A incerteza é vista inicialmente de forma simples com o modelo binomial e depois com a moderna teoria dos processos estocásticos. São vistos vários tipos de opções reais, como a OR de espera, a OR de escala de investimento, a OR de expansão e a OR de troca de tecnologia. Também é abordada a simulação de Monte Carlo para avaliação de OR.

Público Alvo

Profissionais de Engenharia, Economia, Administração, Ciências Exatas em geral ou que, profissionalmente, exerçam ou tenham potencial para exercer funções gerenciais.

Carga Horária

Este curso tem carga horária de 33 horas em 11 semanas.

Metodologia

As aulas serão ministradas utilizando conteúdo pesquisado dos melhores referenciais bibliográficos nacionais e internacionais. Todos os assuntos serão tratados com objetividade e didática de excelência. Aulas com muitos exemplos práticos, estimulando a troca de experiências, e fazendo uso de planilhas Excel pelos alunos.

Programa

Análise de Investimentos com o Fluxo de Caixa Descontado:

Componentes do fluxo de caixa. Custo de oportunidade. Valor presente, taxa de retorno e taxa de desconto. Valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e outros indicadores econômicos de projetos. Decisão com VPL x TIR. TIR modificada. Risco e retorno de ativos. Teoria do portfólio e princípio da diversificação. Taxa de desconto ajustada ao risco e o CAPM. Custo médio ponderado de capital. Decisões de investimento x decisões de financiamento. Limitações do fluxo de caixa descontado (FCD). (~ 8 hrs.)

Introdução à Teoria das Opções Reais (OR) e OR com Binomial:

O valor da flexibilidade sob incerteza. Tipos de incertezas. Tipos mais comuns de OR. O valor da espera e a regra de decisão do gatilho. Regras do FCD x OR. Incerteza técnica e o valor da informação. Opções Financeiras x OR. Arbitragem. Taxa de desconto da OR, o método do portfólio sem risco e da mudança de probabilidade. Opções de escala e espera em terreno urbano. Planta com opção de expansão. O método binomial multiperiódico. Opção de troca de tecnologia. (~9 hrs.)

Modelagem da Incerteza com Processos Estocásticos e OR em Tempo Contínuo:

Fatos estilizados de séries de preços. Processos estocásticos: definições, passeio aleatório e movimento Browniano. Movimento geométrico Browniano (MGB), movimento de reversão à média (MRM) e processos de saltos. Processos neutros ao risco. Equação diferencial de Black-Scholes-Merton e aproximação analítica com a planilha Timing. Opção perpétua e solução analítica. Desenvolvimento de terreno urbano sem e com taxação. (~ 9 hrs.)

Opções Reais com Simulação de Monte Carlo:

conceitos básicos de simulação estocástica. Simulação de processos estocásticos na medida real de probabilidade e na medida neutra ao risco. Técnica de Quase-Monte Carlo. Correlação de v.a. com Cholesky. Aplicações. Opções reais de troca e o problema da planta bicombustível. (~ 7 hrs.)

Corpo Docente
  • Professor: Marco Antonio G. Dias, Doutor, PUC-RioBI-Master
  • Coordenador: Marco Aurélio C. Pacheco, PhD, PUC-Rio
  • Carga Horária: 33 horas (uma aula de 3hs por semana)
  • LOCAL: CCE-Gávea
  • Horário: QUINTAS DAS 19-22hs
  • PERÍODO: 07/01/2016 A 24/03/2016
  • Valor Hora-aula proposto: R$ 300,00
  • Número Mínimo de alunos: não há
  • Número Máximo de alunos: 20
  • Pré-Requisito para inscrição: Nível superior, preferencialmente.