Extensão

Lógica Fuzzy: Sistemas baseados no Conhecimento por Lógica Fuzzy

Informações e Matricula

Objetivo

O curso introduz os conceitos fundamentais e a prática da técnica de apoio à decisão, Lógica Fuzzy e aplicações em Controle (guindaste e veículo), problema Presa-Predador, Financiamento Imobiliário, seleção de cliente para Marketing, Risco em Projetos, Controle de Tráfego, etc.

A Lógica Fuzzy tem como objetivo modelar o modo aproximado de raciocínio, tentando imitar a habilidade humana de tomar decisões racionais em um ambiente de incerteza e imprecisão. A Lógica Fuzzy é uma técnica inteligente que fornece um mecanismo para manipular informações imprecisas e que permite inferir uma resposta aproximada para questões baseado em conhecimento inexato, incompleto ou não totalmente confiável. É capaz de incorporar tanto o conhecimento objetivo (a partir de dados numéricos) quanto o conhecimento subjetivo (a partir de informações linguísticas) e é aplicada em sistemas de suporte à decisão onde a descrição do problema (regras de produção) não pode ser realizada de forma precisa.

Através da Lógica Fuzzy torna-se possível manipular informações imprecisas, tais como os conceitos de muito, pouco, pequeno, alto, bom, quente, frio, etc, fornecendo uma resposta aproximada para uma questão baseada em um conhecimento que é inexato, incompleto ou não totalmente confiável (e.g. “Se risco é alto e retorno médio então investimento é baixo”).

Ementa

Definições; Características Básicas; Formas de Imprecisão; Conjuntos Fuzzy, Propriedades e Características; Operações Lógicas; Definições de t-norm e t-conorm; Modificadores; Relações e Composições Fuzzy; Lógica Tradicional: Modus Ponens e Modus Tollens; Lógica Fuzzy: Modus Ponens Generalizado; Sistemas de Inferência Fuzzy: Base de Regras, Módulos de Inferência, Fuzzificação, Defuzzificação; Modelos Neuro-fuzzy; Exemplos; Aplicações.