BI-MASTER: MBA em Business Intelligene

Introdução

INOVAÇÃO INTELIGENTE COM UMA REVOLUCIONÁRIA ABORDAGEM DE PRODUZIR INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COM O AUXÍLIO DA INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL.

A decisão apoiada por computação através de métodos matemáticos inteligentes é uma tendência inexorável em grandes organizações, governos, instituições financeiras e órgãos ligados à segurança em todo o mundo. Aplicações em previsão, otimização, análise de risco, controle, inferência, modelagem, detecção de fraude, datamining, bigdata, apoio à decisão sob incertezas, entre outras, vêm dominando em, praticamente, todas as áreas de negócio. São autênticas inovações que oferecem soluções extensíveis a gestores e tomadores de decisão em aplicações complexas e extensas, consideradas difíceis, extremamente restritivas ou mesmo impossíveis (e.g. carros autônomos, localização ótima de poços de petróleo, design automática de produtos, auto programação de computadores, treinador computacional de equipes de futebol, etc).

Os processos de tomada de decisão em organizações dependem fortemente do conhecimento que pode ser retirado dos dados exógenos e daqueles resultantes das atividades da empresa, armazenados continuamente pelos sistemas de informação transacionais. A inovação está nos métodos inteligentes que consolidam os dados de negócios e os transforma em conhecimento útil para a tomada de decisão. Organizações conquistam uma vantagem competitiva através de sistemas capazes de identificar tendências, melhorar relacionamentos, otimizar processos, solucionar problemas, reduzir riscos financeiros e criar novas oportunidades de negócios.

O BI-Master tem caráter eminentemente prático: parte de um embasamento teórico que revela o fenômeno por trás de cada método e promove a exemplificação e prática com softwares licenciados (MATLAB, Palisade, etc) da decisão apoiada por métodos inteligentes em áreas específicas, dando ao profissional a capacidade de identificar soluções em problemas potenciais, especificar e aplicar métodos de apoio à decisão em seu ramo de negócio.Os alunos matriculados no BIMASTER terão direito a uma licença individual do software MATLAB e seus toolboxes, utilizados nas práticas com os métodos de apoio a decisão ensinados no curso.

O curso aborda os seguintes tópicos:
  • Sistemas de Apoio à Decisão em Excel e Matlab.
  • Previsão e Inferência por Redes Neurais.
  • Sistemas baseados em Conhecimento por Lógica Fuzzy em Controle, Planejamento e Previsão.
  • Otimização por Algoritmos Genéticos.
  • Otimização do Planejamento e da Logística.
  • Programação Genética (auto programação) para identificação de processos por regressão simbólica.
  • Data Mining.
  • Análise de Risco e Confiabilidade.
  • Apoio à Decisão sob Incertezas por Opções Reais e simulação de Monte Carlo.
  • e-Business: Localização, Recuperação e Uso da Informação em Negócios.
  • Big Data e Computação de Alto Desempenho.
  • Métodos Estatísticos de Apoio à Decisão.
  • Business Intelligence: OLTP (on-line transaction processing), data warehousing, OLAP (on-line analytical processing) e ERP (enterprise resource planning).
Objetivo

Promover uma formação diferenciada para profissionais aptos a transformar problemas em oportunidades e a participar da concepção, projeto e desenvolvimento de aplicações inovadoras por meio de métodos e sistemas inteligentes de apoio à decisão.

Métodos inteligentes de apoio à decisão referem-se a uma coleção de tecnologias computadorizadas cujo objetivo é inovar, criando aplicações que dão apoio ao trabalho gerencial e ao processo de tomada de decisão.

O curso aborda a teoria, a construção e a aplicação de métodos ... Ler Mais

Público Alvo

Business Intelligence Master é um curso de pós-graduação Lato Sensu, destinado a profissionais portadores de diploma de curso de nível superior em qualquer área do conhecimento e que, profissionalmente, exerçam ou tenham potencial para exercer funções gerenciais e, portanto, necessitem conhecer de novas ferramentas para a tomada de decisão em suas atividades. O curso requer conhecimentos de matemática e noções básicas de computação em nível de usuário, compatíveis com cursos de nível superior em geral.

Metodologia

O Curso de Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão em Negócios tem caráter eminentemente prático: parte de um embasamento teórico e promove a exemplificação de sistemas em áreas específicas, visando a tornar o estudante capaz de identificar, especificar e utilizar sistemas de apoio à decisão no seu ramo de negócio.

A metodologia de ensino inclui:

  • Teoria.
  • Prática (em computadores).
  • Cases (estudo de casos reais).

Disciplinas básicas introduzem os principais conceitos e teoria básica dos métodos inteligentes de apoio à decisão; as demais disciplinas abordam "cases" e projetos de sistemas inteligentes de apoio à decisão voltados para a área de interesse do aluno.

A metodologia de ensino utilizada é de acordo com as características próprias de cada disciplina. As disciplinas teóricas terão aulas predominantemente expositivas, ilustradas com exemplos práticos, complementadas por seminários e discussão de artigos.

As disciplinas de cunho prático serão predominantemente realizadas em laboratórios computacionais. Material didático produzido pelos professores servirá de guia para as práticas de laboratório, devendo exercitar os conceitos apresentados nas aulas expositivas tanto da própria disciplina como de disciplinas anteriormente cursadas. Além disso, serão oferecidas palestras, apresentadas por especialistas em temas de interesse.

Nas aulas Cases, os alunos irão vivenciar exemplos de casos reais de sistemas inteligentes de apoio à decisão de empresas nacionais e internacionais. Para isso o curso dispõe de uma completa e atualizada base de cases classificados por área, constando de artigos, apresentações e dados originais, a qual os alunos terão acesso para consulta a qualquer momento.

A PUC-Rio lança o BI-Master, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu no Brasil na área de Business Intelligence e Decision Support Systems, que vem atender a uma demanda do setor produtivo.

O Business Intelligence Master é compacto, composto por 12 disciplinas e uma monografia, em um período de 12 meses. Com uma abordagem essencialmente prática, o curso forma profissionais por meio de um conjunto abrangente de disciplinas, ministradas por 13 PhDs, jamais reunidos num só programa.