Lato Sensu

Confiabilidade Humana (BI10)

Descrição

Empresas têm mostrado grande preocupação com o aumento da confiabilidade de seus processos industriais com o objetivo de garantir a segurança, minimizando os riscos de acidentes e de danos ambientais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. Estima-se que o fator humano tenha uma contribuição de 60 a 80% nos acidentes tecnológicos devidos a falhas durante o projeto de equipamentos, durante a calibração e a execução ou interpretação de procedimentos orais ou escritos. A falha humana resulta das interações homem-máquina e homem-ambiente dentro de um sistema sócio técnico.

O objetivo da disciplina é apresentar os elementos que estruturam uma análise de confiabilidade humana enfocando como preparar o trabalhador, os procedimentos de operação, manutenção e inspeção, e o ambiente de trabalho para minimizar as possibilidades de erro humano. A disciplina apresenta quais são os fatores que contribuem para o erro humano, como mensurá-los e quais são as informações tanto qualitativas quanto quantitativas que podem oferecer uma análise de confiabilidade humana.

Objetivos

Não Disponível.

Ementa

Introdução; Definição de erros humanos; Classificação de ações humanas e erros; Oportunidades para o erro humano; Fatores de Incidência no Desempenho; Aspectos organizacionais; Ergonomia; Ergonomia cognitiva; Sistemas Homem-Máquina; Métodos da primeira geração em ACH(THERP-Technique for Human Error Rate Prediction. OAT-Operator Action Tree); Métodos da segunda geração em ACH(ATHEANA-A technique for human event analysis); Métodos de ACH em desenvolvimento; Tendências atuais de pesquisa; Confiabilidade Fuzzy.

Cursos
  • BI-Master
Pré-Requisitos

Nenhum pré-requisito encontrado.

Professores

Não Disponível.

Bibliografia
  • Apostila: Domech J.M., Análise de Confiabilidade Humana nas Indústrias. Rio de Janeiro, 2005
  • Software: não se aplica
Avaliação

Não disponível

Carga Horária

Não Disponível.

Outras Informações

Não Disponível.

Ementa Detalhada

Não Disponível.