Inovações Desenvolvidas

Identificação de Inadimplência sob Incerteza e Gestão de Alternativas para o Mercado de Grandes Clientes

Este projeto tem por objetivo pesquisar e construir um modelo considerando diversos fatores que permitam identificar, com antecedência de dois ou três meses, o risco de um cliente se tornar inadimplente, calculando o impacto dessa inadimplência para a concessionária.

Desta forma, o modelo identificará com alguns meses de antecedência a possibilidade de inadimplência de um cliente, alertando a concessionária e sugerindo um conjunto de possíveis medidas preventivas e estratégias de negociação para pagamento de contas, que possam ser aplicadas para este cliente específico, evitando a inadimplência ou facilitando o pagamento da conta de energia.

Este conjunto de medidas e estratégias sugeridas será obtido a partir das normas e das políticas que a concessionária tem para os casos de inadimplência. Assim, pode-se indicar um conjunto de medidas ótimas para cada cliente específico.

O modelo permitirá também, estimar os valores a serem provisionados a título de PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) para cada cliente, ou grupo de clientes, a cada trimestre.

O modelo será transformado num sistema ou ferramenta computacional (software) para ser usado nas atividades diárias da concessionária.

O sistema oferecerá à concessionária, alternativas que permitam ao cliente evitar a situação de inadimplência. Além disso, também pode melhorar a imagem da concessionária junto aos seus parceiros de negócios.