Inovações Desenvolvidas

Influência das Condições Climáticas no Mercado de Energia Elétrica

Este projeto tem por objetivo investigar, analisar e desenvolver uma metodologia inovadora que permita relacionar o clima, ou mais especificamente a sensação térmica das diversas regiões ou unidades geográficas que fazem parte da área de concessão de empresas, à energia faturada e a carga de energia elétrica a partir de dados históricos, em uma região ou unidade geográfica.

Tal metodologia será incorporada a uma ferramenta computacional permitindo a relacionar os volumes de energia faturada e carga por região geográfica baseada em históricos consumo e dados climáticos.

Para iniciar a pesquisa será necessário adquirir uma base de dados de clima (temperatura, umidade e vento) diários/mensal para estudo da relação do clima por unidade geográfica (regional, bairro, subestação, etc) definida a partir dos interesses da empresa, e a partir do qual será desenvolvido um modelo de previsão de sensação térmica (definida a partir da informação de temperatura, umidade e vento), utilizando modelos não lineares, de forma a aumentar a acurácea do modelo de previsão de temperatura atualmente em vigor na empresa. Dessa forma, será investigado e desenvolvido um modelo inovador de previsão de sensação térmica por unidade geográfica da área de concessão de empresas.

A partir do modelo de previsão da sensação térmica será pesquisado e desenvolvido um modelo original de previsão de carga e faturamento da empresa, onde além de agregar de forma inovadora a previsão da sensação térmica, também considerará dados históricos de carga e faturamento. Também serão investigados outras informações de cunho econômico correlacionadas linear ou não linearmente com o consumo de energia, como por exemplo o PIB.

Assim, para atingir os objetivos finais desse projeto, que são estimar a carga e a energia faturada por unidade geográfica, será necessário realizar a previsão de sensação térmica (temperatura+umidade+vento) de forma a melhorar as previsões. Neste projeto também estão incluídos os estudos, especificação da localização de pequenas estações meteorológicas e de processo de transmissão da informação entre a estação e a sede de empresas.

O objetivo deste sistema é, em escala maior, melhorar o planejamento e gerenciamento do comércio de energia e melhorar as estratégias relacionadas à prevenção do furto de energia elétrica. Como este não é apenas um problema relacionado à empresa Light, este sistema poderá ser adaptado para outras empresas no Brasil que vivem a mesma realidade.