Inovações Desenvolvidas

Sistema de Apoio à Decisão à Gestão de Demanda e Consumo de Energia

Com este projeto propõe-se um sistema computacional inteligente (software), voltado para a gestão da eficiência energética, capaz de identificar e priorizar clientes que apresentem oportunidades de redução da demanda e consumo, capaz de orientar o consumidor no sentido de conservar e usar racionalmente a energia elétrica. O sistema auxiliará na seleção dos clientes a partir da avaliação de indicadores tais como fator de carga, fator de potência, curva de consumo e outras informações relevantes, inferidas a partir das bases de dados Light, por meio de processo de mineração (data mining).

Tal sistema contemplará, de forma integrada num único ambiente, diversos módulos de análise de eficiência energética para cada segmento de consumo de energia elétrica, tais como: iluminação, refrigeração, motores, inversores, etc. Neste P&D serão desenvolvidos os dois primeiros módulos (iluminação e refrigeração).

O sistema de análise da eficiência energética poderá ser utilizado tanto pelo cliente como pela Light, seja através da Internet ou em quiosques instalados nas agências de atendimento da Light.

O sistema indicará clientes com potencial para aplicação de eficiência energética. Essa indicação permitirá a Light convidar esses clientes a utilizar o sistema desenvolvido neste projeto (via Internet através das agencias virtuais ou na agências propriamente ditas) inserido seus dados referentes a iluminação e/ou refrigeração, de forma que o sistema possa avaliar e sugerir alternativas de consumo mais eficiente da energia elétrica, segundo as regras definidas pela ANEEL.

O sistema proposto poderá fazer o diagnóstico energético e identificar o potencial de redução de consumo de energia, apoiando o desenvolvimento de projetos de sistemas elétricos eficientes a partir de: digitalização, visualização e simulação da rede elétrica própria, medições especiais nos equipamentos elétricos, informações sobre características da iluminação utilizada, informação do modo de tarifação em vigor e demais informações relativas ao modo de uso de equipamentos. Assim, o sistema será capaz de trazer informação para a base de dados da Light, de forma que integradas com as informações cadastrais e demais dados dos cliente será possível inferir características dos clientes que permitirá a Light melhorar seu relacionamento com seus clientes.