Inovações Desenvolvidas

Sistema Inteligente para Gestão de Risco em Contratos de Compra de Energia

O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo computacional para determinar a estratégia de compra de energia considerando os riscos (incerteza da demanda, sazonalidade contratual, etc) e os instrumentos para mitigá-lo (leilões de ajuste, mecanismo de compensação de sobras e déficits, descontratação, etc). O critério de otimização do modelo é minimizar o custo ponderado pela contratação de energia, considerando todo o conjunto de opções que reproduz as características dos instrumentos de gerência de riscos propostos para o modelo setorial, bem como o conjunto de incentivos e penalizações.

O horizonte de análise será focado no curto prazo (dois anos em etapas mensais), de forma a capturar todas as flexibilidades e incertezas. O modelo também possuirá um "link" com as decisões de longo prazo que atualmente são fornecidas por um modelo já desenvolvido por Furnas.

O sistema proposto poderá fazer o diagnóstico energético e identificar o potencial de redução de consumo de energia, apoiando o desenvolvimento de projetos de sistemas elétricos eficientes a partir de: digitalização, visualização e simulação da rede elétrica própria, medições especiais nos equipamentos elétricos, informações sobre características da iluminação utilizada, informação do modo de tarifação em vigor e demais informações relativas ao modo de uso de equipamentos. Assim, o sistema será capaz de trazer informação para a base de dados de Furnas, de forma que integradas com as informações cadastrais e demais dados dos cliente será possível inferir características dos clientes que permitirá a Furnas melhorar seu relacionamento com seus clientes.