Inovações Idealizadas

SIPDEB - Sistema Inteligente para Previsão de Demanda por Barramento

O objetivo primário desse trabalho é desenvolver e implantar, através um sistema, a previsão de demanda para cada barra das subestações de distribuição da CEB (138-69-34,5-13,8kV) no horizonte de estudo. Para esse objetivo serão consideradas a demanda global prevista para o horizonte de estudo e o histórico das demandas por barramento verificadas nos últimos anos.

O modelo preditivo será capaz de capturar, numa base horária ou mensal, como os clientes respondem a preços, previsão do tempo, as preocupações da mudança climática e as condições econômicas. Além, disso novos fatores poderão ser considerados, tais como software de gerenciamento de energia ou de carga elétrica. Propõem-se a aplicação de técnicas de segmentação de clientes para construir um modelo de previsão de demanda mais robusto e mais preciso.

A partir dessas informações, e outras que podem ser identificadas ao longo do projeto, será possível se realizar a previsão das demandas para cada barra das subestações de distribuição da CEB (138-69- 34,5-13,8kV) no horizonte de estudo. Para isso serão considerados modelos baseados em Redes Neurais e Estatísticas.

Com os resultados obtidos a partir dessa pesquisa será possível auxiliar os estudos do ONS e da EPE, indicando necessidade de expansão do sistema de distribuição.

O objetivo deste sistema é, em escala maior, melhorar o planejamento e gerenciamento do operação de energia e ou da compra de energia elétrica dependendo do horizonte de tempo deste estudo.

Como este não é apenas um problema relacionado à empresa CEB, este sistema poderá ser adaptado para outras empresas no Brasil que vivem a mesma realidade.

Uma das metas a serem atingidas pelas concessionárias é reduzir os erros nas estimativas da carga, reduzindo os prejuízos na compra de energia. Dessa forma, a empresa poderá reduzir o risco no fluxo de caixa permitindo futuros investimentos na expansão e qualidade dos serviços prestados a seus clientes.