Inovações Idealizadas

Análise do Impacto de Agentes Ambientais Poluidores Em Isoladores Elétricos de Torres de Transmissão sob efeito de Surtos Elétricos Atmosféricos e Design Inteligente de Novos Isoladores (Geometria Modelar, Material da Cadeia do Isolador) Incorporando Material Nanoestruturado.

Os isoladores para fins elétricos são fortemente associados aos níveis de segurança dos sistemas elétricos, podendo influenciar diretamente nos índices DEC (Duração da Interrupção Equivalente, em horas) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção) das empresas de energia. Independente do tipo e material, os isoladores estão sujeitos a depósitos orgânicos e inorgânicos de agentes poluidores tais como poeira, dejetos de pássaros e insetos etc., capazes de facilitar a corrosão da superfície do isolador, favorecendo a ocorrência de centelhamento e passagem de corrente entre o para-raios e a torre, quando submetidos a surtos elétricos atmosféricos. Estes, por sua vez, podem acionar a proteção e desligar uma linha de transmissão.

Este projeto propõe o desenvolvimento de metodologia computacional de análise da performance e de desenvolvimento do isolador através da simulação do fenômeno elétrico e da simulação de isoladores submetidos a diferentes agentes poluidores. O sistema computacional será também capaz de propor, automaticamente, por meio de um sistema inteligente, alterações no projeto dos isoladores quanto a sua geometria e composição material, orientando a empresa na escolha e montagem dos mesmos em suas torres de transmissão, conforme as características ambientais do local onde as mesmas se encontram.

O sistema computacional inteligente vai também auxiliar no projeto de novos isoladores quanto a sua geometria e material, de acordo com características ambientais, considerando a adição de materiais nanoestruturados capazes de interferir no acúmulo de dejetos orgânicos e inorgânicos, bem como na capacidade de isolamento através da modificação da condutância de materiais empregados.