Inovações Desenvolvidas

Geração de Energia Elétrica e Sistema Integrado de Suporte à Decisão

O objetivo do projeto de Geração de Energia Elétrica e Sistema Integrado de Suporte à Decisão é desenvolver um protótipo de apoio à decisão para o Planejamento centralizado da Operação Energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), capaz de oferecer uma solução para a programação hidrotérmica, em curto e médio prazo, que satisfaça os critérios definidos pelos decisores e agentes.

O objetivo do planejamento centralizado da operação de um sistema hidrotérmico de geração de energia elétrica, como o brasileiro, é determinar uma estratégia de produção para cada usina do sistema, de forma a minimizar os custos variáveis ao longo do horizonte de planejamento. Incluem-se nestes custos os gastos com combustíveis das usinas termoelétricas, os eventuais intercâmbios entre os subsistemas e as penalidades pelo não atendimento à demanda. Assim, cabe ao planejamento e programação da operação determinar as metas de geração hidroelétrica e termoelétrica do SIN através dos estudos e etapas que antecedem a operação em tempo real do sistema, considerando incertezas, tais como as associadas às previsões de carga e afluências, e também restrições de caráter elétrico, operativo, ambiental e de aproveitamento de recursos, inerentes a cada etapa.

O sistema de apoio à decisão irá, portanto, contemplar módulos que demonstrem, em caráter preliminar, as seguintes funcionalidades:

  • Otimização do Planejamento Hidrotérmico;
  • Simulação do SIN;
  • Tratamento de Incertezas Técnicas e Econômicas;
  • Tratamento de Variáveis Sócio-Ambientais;
  • Previsões e Inferências de Demanda, Vazão e Precipitação;
  • Tratamento de Restrições Qualitativas estabelecidas pelos decisores;
  • Interface Interativa de Análise/Avaliação de Resultados.