Inovações Idealizadas

Sistema Automático para Avaliação de Irregularidade Considerando Fatores Exógenos

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de sistema inteligente que possa agregar os novos fatores exógenos mais recentemente disponíveis na base de dados tais como: serviços de campo requeridos pelo cliente, vizinhança e relacionamentos do cliente com o call center ao modelo inteligente que aponta clientes suspeitos de irregularidade.

Além disso, o sistema deverá avaliar, e se for o caso realocar as unidades consumidores, oferecendo a possibilidade de migração de unidades consumidoras entre os grupos de que definem um perfil de consumo. Essa característica, devido a extensa base de dados e a grande dinâmica no modo de consumo de cada cliente, poderá ser bastante complexa.

Nesse projeto, o sistema também visa pretende agregar um módulo que permita analisar os clientes indicados como inadimplentes após processamento no sistema inteligente ao longo de diversos meses.

Dessa forma, o aumento da acertividade, a despeito da grande mobilidade que as unidades consumidoras têm entre os diferentes perfis de consumo na área de atuação da concessionária para baixa tensão ao longo do tempo, haverá a redução de perdas.

Como consequência, haverá uma melhorara do relacionamento da concessionária junto ao cliente e com isso terá a sua imagem fortalecida no mercado, reduzindo as perdas devido a irregularidades técnicas e de medida, reduzindo o repasse das perdas para o valor da tarifa.

O objetivo deste sistema é, em escala maior, melhorar o planejamento e gerenciamento do comércio de energia e melhorar as estratégias relacionadas à prevenção do furto de energia elétrica.

Como este não é apenas um problema relacionado a Furnas, este sistema poderá ser adaptado para outras empresas no Brasil que vivem a mesma realidade.