Inovações Idealizadas

Sistema Inteligente para Previsão de Perdas Globais (Técnicas e não-Técnicas) por Barramento.

O objetivo primário desse trabalho é desenvolver um sistema para a previsão de perdas globais (técnicas e não técnicas) por barramento e transformadores, para o horizonte de estudo. Para alcançar esses objetivos serão consideradas a demanda global prevista para o horizonte de tempo de estudo, as informações da rede elétrica, o faturamento de energia por barramento, o despacho das usinas e o histórico das demandas por barramento verificadas nos últimos anos, além de dados climáticos que ajudem a melhorar os resultados das previsões.

O modelo preditivo será capaz de capturar, numa base horária ou mensal, como as perdas técnicas e não técnicas respondem a ao carregamento de cada barramento, ao clima e a expansão do consumo considerando o crescimento econômico da região.

A partir dessas informações, e outras que podem ser identificadas ao longo do projeto, será possível realizar a previsão das perdas para cada barra (transformadores) das redes de distribuição da empresa e no horizonte de estudo. Para isso serão considerados modelos baseados em Redes Neurais, reconhecidos como excelentes modelos para previsão, e Estatísticas.

Com os resultados obtidos a partir dessa pesquisa será possível auxiliar os estudos da empresa, indicando necessidade de expansão, investimentos, reforços e/ou controle das perdas técnicas e não técnicas por barramento no sistema de distribuição.

Assim, o sistema proposto, em escala maior, busca melhorar no planejamento da operação e investimentos por parte da distribuidora com relação ao monitoramento e combate às perdas não técnicas e com relação substituição ou intercâmbio de equipamentos para evitar as perdas técnicas.