Novidades no campos de Atuação da IA segundo o Fórum Econômico Mundial

4 de dezembro de 2023

Emanuella Dias Ferreira

Em 2023, o artista Boris Eldagsten chamou atenção ao recusar o prêmio da World Photography Organization’s Sony World Photography Awards pois ele havia submetido uma imagem gerada por Inteligência Artificial. Deste modo, demonstrando todo poder da IA. Entretanto, para além da criação de imagens a IA alcançou patamares nunca antes vistos neste ano, como vencer dos melhores pilotos de drones em competições internacionais e criar algoritmos que preveem a estrutura de materiais que ainda não existem. Por isso, o Fórum Econômico Mundial se reuniu no AI Governance Summit realizado de 13-15 de Novembro para discutir tendências para IA em diversos setores. Abaixo é possível verificar um painel com todos os pontos abordados durante o Fórum.

Tendências e Impactos para o mercado de trabalho na Era da IA

Segundo o relatório Future of Jobs Report 2023 do WEF as profissões ligadas a IA e Ciência de Dados crescerão exponencialmente nos próximos anos, enquanto muitas outras serão substituídas pelo avanço destas. Isto porque essas ferramentas automatizam tarefas rotineiras, economizando tempo para que os funcionários se concentrem em tarefas estratégicas para o negócio Além de muitas vezes trazerem mais precisão na análise de dados para o processo de tomada de decisão, evitando o erros humanos. Abaixo podemos verificar na tabela feita pelo Fórum Econômico Mundial com as 10 profissões em crescimento nos próximos anos e as 10 em declínio.

Podemos verificar que as profissões em maior crescimento são todas ligadas a Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Robótica, Tecnologia para Finanças e Sustentabilidade. Em contrapartida, a maioria das profissões em declínio são ligadas a tarefas rotineiras, administrativas ou de suporte ao cliente que possivelmente serão substituídas por chatbots.

Como a IA transformará o setor de saúde

A pandemia de COVID-19 reforçou como a tecnologia se tornou fundamental para nosso dia-a-dia, trazendo a adoção do trabalho remoto como parte da vida de milhões de brasileiros. Mas, além disso, mostrou como futuramente precisamos de melhores sistemas de saúde, já que a população mundial está suscetível a esses acontecimentos e está “envelhecendo”. Outra questão é o aumento de doenças mentais surgidas nesse período de isolamento social. Portanto, é fundamental criar sistemas de saúde eficientes. A Inteligência Artificial poderá ser uma boa aliada na melhora do setor de saúde podendo auxiliar na criação de novos remédios e vacinas mais rápido, diagnóstico de doenças, usar chatbots para auxiliar um paciente a receber informações, etc.

A IA no setor de mídia e jornalismo

A internet e as mídias sociais se tornaram nos últimos anos um ambiente cada vez mais polarizado, agressivo e o surgimento de perfis que financiam fake news fez com que muitos usuários diminuíssem a confiança em notícias jornalísticas. Abaixo podemos ver como essa “confiança” se modificou em países ao redor do mundo ao longo dos anos e processos eleitorais.

Devido ao aumento do uso da IA no último ano, muitas pessoas se preocupam se ela pode ser usada para gerar imagens e notícias falsas. Entretanto, especialistas alertam que se usada com cautela ela pode auxiliar jornalistas na organização e produção de melhores notícias e usuários a checar e entender o que está sendo comentado nas matérias jornalísticas. O mais importante é usá-la para aumentar a produtividade, mas não para gerar notícias a partir dela, já que ela pode trazer fontes não confiáveis.

Como a Inteligência Artificial pode afetar a indústria do entretenimento

Outra preocupação acerca dos usos da Inteligência Artificial discutida no Fórum foi como ela poderá impactar o mundo do entretenimento, pois nos últimos anos as ferramentas de IA já são capazes de gerar textos, imagens e sons. Então muitos artistas e produtores ficam preocupados em como serão controlados os direitos autorais de suas obras. Além disso, tem a preocupação do uso da IA com ferramentas como para gerar imagens ou vozes de atores ou cantores já falecidos, algo que pode ser considerado não-ético.

Legislação sobre IA

Por conta de todos esses avanços e riscos que a IA apresenta, líderes de diversos países têm se reunido para discutir e criar leis para controlar o avanço desta tecnologia de forma a manter os usuários seguros e evitar a disseminação de preconceitos, notícias falsas. Em 2022 os Estados Unidos lançaram a AI Bill of Rights para obter uma melhor a legislação sobre a ferramenta. Dentre os principais pontos levantados estão:

  • Proteger usuários de sistemas não seguros ou ineficientes;
  • Os sistemas devem ser testados antes, de forma a nos proteger de riscos, incluindo uso indevido de dados;
  • Os usuários não devem enfrentar discriminação de gênero, raça,orientação sexual, idade ou deficiência ao utilizar os algoritmos;
    Os sistemas devem proteger os usuários e manter sua privacidade, bem como, entregá-los o controle de como seus dados estão sendo utilizados
  • Os usuários devem ser informados quando um sistema automatizado está sendo utilizado e porque está sendo utilizado. Além de usar uma linguagem clara para explicá-los como isso irá impactá-los.
  • Os usuários devem ter a possibilidade de escolher sair de um sistema e ter acesso a uma pessoa que possa remediar seus problemas. Principalmente em áreas ligadas à saúde e à justiça criminal.

Oportunidades para conhecer mais sobre IA na PUC-Rio

Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e a curiosidade de profissionais por entender melhor esta tecnologia, bem como, impulsionar a carreira, a PUC-Rio lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Além disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensão focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?