Nos últimos anos, temos visto o avanço da Inteligência Artificial principalmente na Internet com muitos usuários utilizando-a para produção de imagens engraçadas ou texto com ferramentas da OpenAI como DALL-E e ChatGPT. Entretanto, a IA possui uma atuação muito maior do que muitas pessoas imaginam sendo aplicada até mesmo em meios empresariais. A tendência é que cada vez mais ela continue a se expandir e com isso, torna-se necessário entender como ela irá se modificar nos próximos anos e como se preparar para as mudanças.
Próxima Geração de Generative AI
Possivelmente nos próximos anos veremos um avanço da IA Generativa que a transformará de simples chatbots em máquinas complexas capazes de construir narrativas mais elaboradas e possivelmente ajudar autores na criação de best-sellers. Não somente isso, a nova fronteira da Inteligência Artificial Generativa pode permitir a mescla e harmonia de diversos tipos de entrada (voz, texto, imagens, melodias). Pense como será interessante, uma ferramenta que ao ouvir narrativa descritiva pode transformá-la em uma história mais interessante, adicionar imagens ilustrativas e colocar uma trilha sonora.
Automação do Trabalho
Em 2024, poderemos ver aumento da simbiose entre a força de trabalho humana e a IA. Isto deve-se ao fato de que muitas empresas já estão percebendo como a tecnologia pode melhorar a produtividade e eficiência no ambiente de trabalho, pois elas conseguem analisar dados rapidamente, reproduzir tarefas rotineiras e economizar tempo dos funcionários para concentrá-los em tarefas mais estratégicas.
IA Ética
Os debates relacionados aos riscos da IA têm se intensificado principalmente pela preocupação que muitos usuários, empresas e instituições possuem de que a tecnologia seja utilizada para produzir conteúdos enganosos, falsos ou preconceituosos e ainda os perigos da violação de dados. Um caso recente que está circulando nas redes sociais é o da deputada estadual Renata Souza, que acusou a IA responsável por produzir imagens de racismo, pois ao pedir para o robô desenhar a imagem, obteve, uma imagem de uma pessoa negra com uma arma na mão. Portanto, o próximo ano promete trazer novos avanços acerca de temas ligados à IA e suas implicações éticas e sociais, de forma a construir ferramentas transparentes e imparciais.
Legislação sobre Inteligência Artificial
Devido às questões já mencionadas, à medida que 2024 se aproxima, líderes de diversos países têm voltado sua atenção para criar normas e padrões para Inteligência Artificial. Entretanto, não apenas isso, mas também leis e políticas de incentivo a IA de modo a torná-la mais acessível e atrair investimentos globais. Portanto, podemos esperar que a IA se torne mais segura e popular.
Machine Learning mais Avançado
Machine Learning (Aprendizado de Máquina) é uma forma de inteligência artificial que se baseia em introduzir dados e treinar algoritmos para resolução de problemas complexos. Desta forma, eles conseguem aprender a fazer previsões e recomendações, baseado em padrões obtidos através destes dados. Em 2024, teremos modelos mais sofisticados surgindo capazes de aprender mais rápido e sua gama de aplicações será aumentada para diversos setores.
Oportunidades para conhecer mais sobre IA na PUC-Rio
Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e a curiosidade de profissionais por entender melhor esta tecnologia, bem como, impulsionar a carreira, a PUC-Rio lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Além disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensão focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering.