Novo Relatório aponta como a IA poderia ajudar na redução de gases do efeito estufa e ajudar a desenvolver setores da economia global
Uma pesquisa encomendada pela Microsoft juntamente com a consultoria global PWC evidenciou o potencial da IA de reduzir em até 4% as emissões de gases do efeito estufa e contribuir na geração de mais de US$15,7 trilhões para a economia global. Além disso, foram avaliados como a transformação digital poderia diminuir as emissões de GEE em indústrias mais poluidoras.
Os impactos da IA na diminuição da poluição gerada pelo setor agropecuarista
O setor agropecuarista infelizmente é atualmente um dos mais poluidores no mundo, como aponta o estudo da consultoria Trucost especializada em riscos ambientais. A IA inserida neste setor poderia trazer uma série de benefícios para diminuição dos impactos causados por suas atividades. Por exemplo, através de análises de dados de satélites é possível monitorar o estado de florestas e áreas de preservação ambiental, emitindo alertas para prevenção de desmatamento ilegal. Ademais, suas ferramentas são capazes de fazer um melhor planejamento do preparo e uso da terra, sendo assim possível produzir alimentos mais saudáveis.
O uso da IA no setor agropecuarista pode beneficiar produtores
Em uma entrevista realizada pela Intel com a NatureFresh Farms, evidenciou como os processadores da marca são utilizados para melhorar os algoritmos da IA que são responsáveis pelos sensores da linha de produção. Esses sensores ajustam o ambiente para produção natural das frutas, ajustando a luz, para acelerar ou retardar o processo de maturação. Além disso, a IA também pode ser usada para detecção de pragas e previsão de quais plantações darão retorno.
A demanda das empresas por ESG e profissionais de dados
Por conta dos alarmantes dados e problemáticas que aquecimento global tem trazido à tona para nossa realidade, empresas têm investido em promover valores de sustentabilidade o que ficou conhecido no mercado como ESG (Environment, Social, Governance). Muito aliado com essa demanda está a necessidade de mais profissionais de dados, pois para promover mudanças positivas nos negócios e diminuir emissões de carbono é necessário pessoas que saibam utilizar as ferramentas de IA já mencionadas e analisar dados.
IA e o futuro do trabalho
Devido a estas altas demandas e as possibilidades de usos da inteligência artificial, estima-se que até 2030 de entre 18-32 milhões de novos empregos serão criados. O que corresponde a população do Reino Unido de empregados atualmente. Ou seja, a IA a longo prazo trará benefício para melhora das condições ambientais, bem como, impulsionará nossa economia.
Oportunidades para conhecer mais sobre Ciência de Dados e IA na PUC-Rio
Conforme evidenciado a IA será uma das profissões mais requisitadas no futuro, pois as demandas sociais pedem que empresas modifiquem sua forma de agir para construir um futuro mais ecologicamente correto. Deste modo, a Ciência de dados é essencial para promover melhores análises, bem como, profissionais aptos a realizá-las. É neste sentido que a PUC-Rio apresenta seu programa MBA BI Master focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial para atuar no mercado de trabalho em diversos setores, inclusive em negócios sustentáveis.