Como novas plataformas de IA afetam o mercado

13 de março de 2025

Emanuella Dias Ferreira

Tempo de leitura: 3 minutos

Escute esta notícia

Foto de Mojahid Mottakin Shutter Stock

A DeepSeek, startup chinesa, lançou um novo assistente de Inteligência Artificial que abalou o mercado de ações. O motivo é simples, a empresa alega ter investido US$5,6 milhões de dólares em seu desenvolvimento. Valor este, que representa apenas uma fração dos custos que as Big Techs americanas trabalham atualmente.

A empresa tem apenas um ano de vida, e seu feito foi capaz de despencar as ações da NVidia, até então a empresa mais valiosa do mundo. No dia 27 de janeiro, a gigante americana de tecnologia teve uma queda equivalente a US$588 bilhões de dólares em valor de mercado, recorde para apenas um dia. A disputa entre Estados Unidos e China não é recente, já que o governo estadunidense restringe o fornecimento de semicondutores modernos, sob justificativa de segurança nacional, desde 2022.

O novo modelo, supostamente desenvolvido a partir de chips de baixa potência, chegou a ultrapassar o número de downloads do Chat GPT em lojas virtuais de aplicativo. Em resposta, a OpenAI anunciou uma nova ferramenta para o seu assistente, chamada Deep Search. O objetivo é otimizar buscas, criar relatórios detalhados com a análise e sintetização de textos, imagens e PDFs.

Até o final de fevereiro, a nova versão será lançada para mobile e desktop. Segundo a empresa, “a pesquisa profunda marca um passo significativo em direção ao nosso objetivo mais amplo de desenvolver AGI (artificial general intelligence), que há muito tempo imaginamos como capaz de produzir novas pesquisas científicas”.

Este é apenas mais um capítulo da disputa pela exploração das funcionalidades de Inteligência Artificial. O conhecimento dessa tecnologia é embarcado de poder no mercado atual, e movimenta cada vez mais a sociedade e a economia. É preciso estar consciente desses avanços e é com esse intuito que o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA) da PUC-Rio propõe diversos cursos inovadores, que começam desde o nível básico, para expandir seus horizontes profissionais.

O diferencial de cursos como o Chatbot-LLM, AI Generativa, Bert, RAG, Prompt Engineering e Hugging Face da PUC-Rio, é justamente o entendimento dos chat bots existentes. Desde o processamento de linguagem natural, modelos de IA da Hugging Face, até como criar chatbots personalizados para diversas finalidades.

Serão abertas novas turmas no começo do ano, e estas são algumas das vantagens oferecidas:

  • Online: Aulas ministradas ao vivo (síncronas) pela internet e gravadas para que o aluno consiga acessar o conteúdo novamente conforme sua necessidade.
  • Excelência Profissional: Equipe de professores altamente capacitados no mercado de IA. Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Composto por doutores, mestres, ambassadors Intel e instrutores certificados pela NVIDIA Deep Learning Institute.
  • PUC-Rio entre as melhores da América Latina: 7ª Melhor Universidade da América Latina 1º do Brasil em Internacionalização e Parceria com Indústria Dados do “The World University Rankings 2020 “
  • Aprendizado prático e assistido: Aprenda com acompanhamento constante de nossos professores e métodos práticos , construindo frameworks de visão computacional. Permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

 

Fontes:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/deepseek-redesenha-disputa-entre-eua-e-china-pela-inteligencia-artificial/
https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/apos-sucesso-de-deepseek-chatgpt-lanca-nova-ferramenta/

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?