A Era da IA e a Redefinição no uso de Softwares

20 de novembro de 2023

Emanuella Dias Ferreira

O Software diferente do Hardware contempla a face “não-visível” do computador e basicamente, são programas desenvolvidos com “linguagem de máquina” composta por códigos capazes de serem entendidos pelo processador. Deste modo, é possível seguir instruções específicas para ajudar o usuário em tarefas monótonas e repetitivas ou automatização de tarefas. Eles controlam a parte física do computador, controlando o aumento ou diminuição do uso de memória, bem como o aumento ou diminuição do processamento. Existem diversos tipos de softwares presentes nos mais diferentes tipos de equipamentos (notebooks, celulares, apps, etc) e com Era IA eles vêm se redefinindo e adquirindo novos usos. Portanto, é interessante compreender como é possível aplicá-los no dia-a-dia e como essas mudanças impactam nos negócios.

Tipos de Softwares

Existem diversos tipos de softwares, cada um com uma finalidade específica. Abaixo são listados alguns.

Software de Aplicativo

Desenvolvido para atender uma finalidade específica do usuário. Exemplo, quando editamos textos, imagens ou vídeos, estamos usando um software de aplicação exclusivo para isso.

Software de Sistema

Esse tipo de software serve de base para o usuário interagir com uma determinada interface que servirá para instalar e rodar aplicativos diversos. Podemos verificar isso com os sistemas de computadores como Windows, Linux ou Mac. Nos celulares temos Android ou IOS.

Software de Programação

Tipo de software mais complexo, requer um conhecimento mais profundo para utilizá-lo e exatamente por isso não é muito conhecido por pessoas comuns fora do ramo profissional de tecnologia. Eles são muito úteis para criar novos programas, aplicações e sistemas.

Software Web

Estes são versos mais simples de software completos que não requerem instalação, ou seja, podem ser usados em navegadores Web. Por exemplo, Google Drive, Google Agenda, Jogos em versão on-line,

Como a IA está redefinindo os Softwares?

Os softwares de IA tentam reproduzir atividades que necessitam de inteligência humana como extrair e desenvolver textos, gerar imagens, criar voz e análise de dados, mandar e-mails, por exemplo. Essas ferramentas já estão sendo muito aplicadas nos negócios devido ao fato de otimizarem o trabalho aumentando a produtividade, pois ao reproduzir essas tarefas rotineiras e monótonas os funcionários conseguem se ocupar em tarefas estratégicas.

Tipos de Softwares de IA já disponíveis no mercado para empresas

Deepgram: Permite fazer transcrição de chamadas telefônicas e áudios de vídeos. Bom para reuniões;
LegalRobot: Automatiza revisão dos documentos para torná-los mais compreensíveis aos funcionários;
MobileMonkey: Permite criar um chatbot para o Facebook Messenger sem precisar de codificação;
BigML: Software de geração de dados;
Stilingue: Análise do comportamento dos consumidores.

Oportunidades para conhecer mais sobre IA na PUC-Rio

Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e as demandas atuais por mais profissionais no ramo de tecnologia, a PUC-Rio lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence, focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Além disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensão focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering.