As mulheres podem ser mais afetadas no mercado de trabalho na Era da IA

12 de novembro de 2023

Uma pesquisa recente mostrou que 54% dos homens já utilizam a inteligência artificial na vida profissional ou pessoal e em contrapartida apenas 35% das mulheres utilizam a inteligência artificial no dia a dia. Portanto, é necessário entendermos quais as causas que fazem menos mulheres serem inseridas nesse mercado e como elas serão afetadas na Era da Inteligência Artificial. Além disso, conhecer melhor as oportunidades de aprender sobre isso.

Razões pelas quais as mulheres estão menos inseridas no mercado de tecnologia

• As motivações que atrapalham as mulheres na área de tecnologia refletem muitos problemas já enraizados em nossa cultura e sociedade. Abaixo serão listadas algumas:
    Falta de representatividade incentivo: falta uma maior campanha de inserção das mulheres no setor de tecnologia é raro ver mulheres em posições de liderança nesses setores, apesar de esse cenário está sendo modificado nos últimos anos. Essa falta de representatividade diminui o interesse do público feminino pela área. Além de reforçar estereótipos, fazendo-as acreditar que não combinam com essas áreas.
  • Discriminação e Preconceito: como a maioria desses ambientes são dominados pelo público masculino, muitas mulheres tem dificuldade para lidar com preconceitos e discriminações que sofrem nesse tipo ambiente. Por exemplo, serem interrompidas ou cortadas por homens ao falar e dar sugestões. Além disso, ainda existe questão de assédio sexual e moral e diferenças salariais.
  • Autocobrança e Síndrome de Impostora: muitas mulheres se cobram demais para serem relevantes nesses ambientes masculinos e acabando desenvolvendo por muitas vezes a Síndrome de Impostora ao acreditar que quando conquistam algum sucesso profissional foi fruto de “sorte” e não seu desempenho

Como elas serão as mais afetadas pela transformação digital:

Segundo pesquisas recentes, as mulheres serão um dos grupos mais afetados pela mudança gerada pela IA. As razões para essa questão devem-se a que a maioria delas estão em empregos com baixos salários e que serão mais afetados pela automação como setores de atendimento ao cliente, suporte administrativo, educação, etc. Além das dificuldades já mencionadas de inserção no mercado tecnológico. Entretanto, ao mesmo que muitos empregos se modificaram e serão afetados pela Inteligência Artificial, outros se criarão. Sendo assim, uma boa oportunidade para empresas e instituições auxiliarem no avanço da parcela feminina da população no ramo de tecnologia.

Como é possível diminuir a disparidade de gênero entre profissionais do ramo tech

1. Inclusão de programas escolares de incentivando meninas a conhecerem áreas de programação, robótica e IA;
  2. Programas de treinamento empresarial na área de Ciência de Dados e IA específico para mulheres;
  3. Programas de parceria entre empresas e universidades para financiamento estudantil de mulheres nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, entre outros.

Iniciativas na PUC-Rio e oportunidades para conhecer mais sobre IA:

Recentemente, a PUC-Rio em parceria com Hurb uma das maiores plataformas de viagem online criou um programa que concede bolsas para que meninas possam cursar graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Além disso, endo em vista os avanços do mercado de trabalho e as demandas atuais por mais profissionais no ramo de tecnologia, a PUC-Rio em conjunto com ICA lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence, focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. O curso possui excelentes professoras extremamente capacitadas e prontas para encorajar seus alunos a não temer o avanço da tecnologia e a aprender com ela.