Novo Apple Vision Pro

18 de fevereiro de 2024

A companhia da maçã mal lançou o seu novo óculos de realidade aumentada e as vendas já foram esgotadas, bem como, reclamações surgiram. Sendo vendido por cerca de US$3.500,00, 200.000 unidades foram vendidas apenas na pré-venda lançada em 19 de janeiro. Confira detalhes sobre o Apple Vision Pro.

Como funciona?

O novo headset de design futurista da Apple traz uma revolução para o mercado de tecnologia. A empresa o apresenta como um “computador espacial”, diz Tim Cook, CEO da empresa. Isto porque o dispositivo integra o mundo virtual com mundo físico, ou seja, quando o usuário estiver usando o dispositivo ele ainda verá o espaço ao seu redor diferente dos óculos de realidade virtual anteriores onde só conseguimos ver o programa digital. Além disso, permite que usuários acessem aplicativos em uma tela tridimensional e expansível para além dos limites que já conhecemos com os dispositivos anteriores. Tudo pode ser comandado por controles de voz, olhos e gestos sem a necessidade de outros dispositivos como vistos em VRs. Clique para ver o vídeo completo:

Como ele é construído?

O aparelho é constituído por 5 sensores, 6 microfones de alta qualidade para promover uma experiência mais imersiva e 12 câmeras. Além disso, é formado por uma única peça de vidro laminado 3D fabricada a partir de ligas de alumínio. Também fazem parte de sua estrutura ímãs que prendem o Light Seal (tecnologia que evita a entrada de luz externa diretamente no óculos) e uma estrutura macia para se adaptar a diferentes tipos de rosto. O modelo se ajusta e flexiona para se ajustar a cada tipo de rosto. Há botões nas laterais para captura de fotos e configurações do aparelho.

As lentes do Apple Vision Pro são equipadas com um sistema de display micro-OLED possuindo uma resolução de 23 milhões de pixels cada uma. Isto é mais do que a resolução entregue por uma TV 4K. Ele também é um aparelho dual-chip constituído pelos chips M2 e R1 (mais modernos da Apple). O M2 processa avançados algoritmos de visão computacional do visionOS, sendo assim, capaz de gerar com eficiência gráficos incríveis. Já o R1 é focado em conectar os sensores, câmeras e sistemas de áudio para um melhor exibição de imagens. Making Apple Vision Pro

Reclamações

Entre as reclamações estão os preços para futuras manutenções que podem custar entre R$1.500,00 e R$12.000,00. Outra questão levantada foi que após um certo tempo de uso o aparelho demonstrou um aumento na temperatura significante ao ponto de desligar. O peso de mais de 600 gramas também foi muito criticado pelos usuários. A qualidade das chamadas de vídeo também não são tão boas e a navegação por gestos ainda não está funcionando corretamente. As personas dos usuários criadas via inteligência artificial para ser utilizadas em chamadas de vídeo criadas pelas câmeras do Apple Vision Pro também pareciam esquisitas ou mais velhas.

Concorrência

A empresa de Steve Jobs precisa tomar cuidado com empolgação do momento e prestar atenção em seus concorrentes que já possuem dispositivos semelhantes e com preços mais baratos. A principal concorrente é a Meta, empresa de Mark Zuckerberg e criadora do Facebook. A companhia tem investido bilhões de dólares há anos para criação de seu “metaverso” , um mundo virtual onde pessoas poderiam trabalhar e se divertir.

Em outubro de 2022 a Meta lançou o Meta Quest Pro que possui sensores de alta resolução capazes de prover experiências de realidade mista por um preço de US$1499,99. Diferente do produto da Apple ele ainda precisa de controles para identificar gestos e comandos, mas também consegue identificar movimentos faciais e oculares.

Lançados no Brasil

O Samsung HMD Odyssey é equipado com duas telas AMOLED de 3,5 polegadas, fone de ouvido com áudio 360º embutido, dois controles de movimento e visão 110º. Ele já está disponível no Brasil por R$3.499.

A Playstation também não ficou de fora com seu Playstation VR2 exclusivo para os videogames da Sony. Ele possui tela OLED de 5,7 polegadas de 120 FPS, entrada de aúdio 3,5mm para fone de ouvido, microfone integrado, visão 360º e aúdio 3D. O preço sugerido é R$4.499,00.

Microsoft entrando para disputa

A Microsoft também quer se inserir na corrida pela realidade virtual e está trabalhando no Hololens que seria mais voltado para produção de hologramas e preço previsto está por volta de US$ 4500,00

Ficou interessado em aprender mais sobre Tecnologia e Visão Computacional, conheça oportunidades na PUC-Rio:

📊O Laboratório de Inteligência Computacional da PUC-Rio acaba de abrir inscrições para a próxima turma do curso de pós-graduação lato sensu MBA Computer Vision Master. O curso é destinado para profissionais advindos, principalmente, de áreas de exatas que desejam se colocar melhor no mercado de trabalho dentro da Era da Inteligência Artificial. Reconhecidas como umas das melhores universidades da américa latina, o ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

1. Experiência e Reconhecimento: Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Corpo docente de excelência, com cientistas de dados, desenvolvedores de IA, doutores, mestres e embaixadores da NVIDIA e Intel.
  2. Metodologia Flexível: Aproveite o formato online com aulas ao vivo, gravações, suporte contínuo de professores e videoconferências para garantir aprendizado eficaz e interativo.
  3. Abordagem Multidisciplinar: Mergulhe em uma visão interdisciplinar que combina processamento de imagens, estatística, aprendizado de máquina e aprendizado profundo para formar uma compreensão sólida.
  4. Aprendizagem Prática: Aprenda com métodos práticos e frameworks de visão computacional, permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

Aproveite a oportunidade e inscreva-se. Descontos especiais de 20% para alunos e ex-alunos do curso BI MASTER.

capitalisttechtudo apple / mashable / forbes 1 , 2 /