Python tem se tornado a linguagem mais utilizada nos negócios

2 de janeiro de 2024

O Cientista da Computação holandes Guido Van Rossum não imaginava que seu projeto de Natal em 1989 se tornaria uma linguagem mundialmente famosa e cada vez mais utilizada a cada ano. Nos últimos anos, americanos buscaram no Google mais vezes sobre essa linguagem de programação do que sobre a Kim Kardashian (uma das estrelas de reality-show mais famosas do mundo). Além disso, diversas empresas como grandes como Google, Spotify e dos mais diversos ramos têm utilizado essa linguagem. Enquanto isso, outras linguagens como PHP, C++, JavaScript tem se estagnado ou entrado em declínio.

Portanto, é interessante conhecer as razões pelas quais milhares de pessoas têm procurado aprender mais sobre essa linguagem e como ela é aplicada no dia-a-dia.

Bases da criação da Linguagem Python:

Quando criado, o cientista holandes se baseou em 3 princípios que iam revolucionar seu uso e popularidade. Primeiramente, deveria ser uma linguagem fácil de ler e compreender. Segundamente, deveria ser uma linguagem de código aberto possibilitando aos usuários a criação de seus próprios módulos e pacotes. Terceiro, ele queria um nome “curto, único e suavemente misterioso”.

Por que ela é tão popular?

Python é uma linguagem muito utilizada em grande parte do que por ser uma linguagem extremamente simples e versátil. Além de possuir um grande acervo de códigos em bibliotecas para funções específicas que podem ser utilizadas pelos usuários. Exatamente por conta desse enorme conjunto de bibliotecas ela tem sido também muito aplicada na análise de dados e inteligência artificial. O software também pode ser baixado gratuitamente e funciona em diversos sistemas diferentes. A produtividade dos desenvolvedores também é muito melhorada por conta de permiti-los usar menos linhas de códigos do que em outras linguagens e é possível integrar Python com outras linguagens também.

Python e Setor Financeiro:

No setor financeiro ela pode ser uma ótima aliada. Dentre suas principais aplicações:

• Download de cotações de ações da Bolsa de Valores;
  • Analisar ações e criar gráficos;
  • Calcular risco e análise de retorno de ações individuais;
  • Criar um portfólio otimizado de ações.
  • Customização de código para criar produtos finais que atendam aos requisitos dos usuários
  • Analisar grandes quantidades de dados é algo essencial para quem trabalha com finanças, algo que o Python permite realizar graças aos recursos de suas bibliotecas.

Uso e Ensino de Python em Universidades e Escolas:

Muitas universidades brasileiras e internacionais já ensinam Python em seus cursos como linguagem introdutória exatamente pelos fatos mencionados acima. Entretanto, o ensino ainda está muito centralizado em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Se os investimentos em Programação e IA fossem ampliados para cursos em outras área como Letras e Direito poderíamos a longo prazo formar uma rede interdisciplinar maior para aumentar e controlar o poder dessas ferramentas. Além do mais, a Era da Inteligência afetará diversas profissões e setores da sociedade. Então quanto mais cedo for introduzidos nos currículos escolares e universitários, melhor será a inserção da população trabalhadora dentro da Revolução 4.0. As escolas americanas já estão preocupadas em inserir aulas de programação para crianças e adolescentes principalmente devido aos avanços já mencionados. Dados também evidenciam que 90% dos pais americanos querem que seus filhos estudem Programação, Ciência da Computação ou algo relacionado,principalmente com o futuro de trabalhos automatizados por robôs ou remotos.

Oportunidades de conhecer mais sobre Python e Inteligência Artificial na PUC-Rio:

Tendo em vista a chegada da Inteligência Artificial, como podemos evidenciar com avanço de ferramentas como ChatGPT no último ano. A PUC-Rio tem diversos programas dentro do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada que preparam nossos alunos para serem destaque dentro do mercado de tecnologia. Muitos alunos vêm de áreas fora do núcleo de exatas, formando e possibilitando um networking multidisciplinar. Dentre eles, seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial que usa muito linguagem Python.