Cursos de Extensão
ABL cria modelo de Inteligência Artificial de Machado de Assis

24 de março de 2024

Emanuella Dias Ferreira

Tempo de leitura: 5 minutos

Visitantes da ABL (Academia Brasileira de Letras) podem agora interagir com avatar 3D do escritor que viveu durante os séculos XIX e XX e fundou a academia. Ele foi criado a partir das poucas fotos que existiam do escritor. Tudo isso graças a modelos de inteligência artificial. Clique aqui para ver o vídeo da reportagem.

Como ele foi treinado?

Ele foi criado pela Euvatar Storyliving. Como explica Flávia Peres, fundadora da companhia:
“Ele foi treinado com uma extensa base de dados, com isso ele consegue ter uma linguagem natural, generativa, vai ver que a voz dele, a brincadeira que ele faz contigo, realmente soa muito natural. Se houver algum errinho, ele aprende contigo”. O objetivo é transformar um avatar em um guia turístico e atrair público mais jovem para leitura. Ele demorou 3 meses para ser construído e o banco de dados foi feito com base nas obras literárias do escritor e estudos da ABL sobre sua vida. Além disso, ele foi construído por milhões de parâmetros em contínua expansão, pois a tecnologia é capaz aprender novos parâmetros e se retroalimentar.

Problemáticas étnico-raciais no mundo da tecnologia?

Críticas relacionadas às questões relacionadas à IA não são recentes, já essas ferramentas muitas vezes são alimentadas por conteúdos digitais que possuem muitas postagens preconceituosas. Muitos pesquisadores acusam de haver um embranquecimento de Machado em imagens, que seria por sua vez, originalmente negro. Por isso, têm acontecido muitos debates sobre ética envolvendo inteligência artificial e limitações do seu uso.

Cases de sucesso da Euvatar Storylling?

A empresa gaúcha e especialista em storyliving tem vários cases de sucesso com a Mel, uma concierge humanizada de uma das maiores construtoras do Sul do Brasil, a Melnick, com matriz em Porto Alegre/RS. Ela é capaz de atender o público e oferecer informações sobre empreendimentos imobiliários. Deste modo, representando um avanço no atendimento ao público realizado por empresas aos seus clientes .“Estamos acostumados a interagir com máquinas em nosso cotidiano. A diferença com o “Euvatar AI” é que, agora, essas máquinas têm vida, rosto, corpo e voz, oferecendo uma forma completamente inovadora e mais humana de comunicação. É mais do que máquinas, são pessoas digitais”, explica a CEO da Euvatar Storyliving, Flávia Peres.

Oportunidades para conhecer mais sobre Tecnologia e IA na PUC-Rio:

O Laboratório de Inteligência Computacional da PUC-Rio acaba de abrir inscrições para a próxima turma do curso de pós-graduação lato sensu MBA Computer Vision Master. O curso é destinado para profissionais advindos, principalmente, de áreas de exatas que desejam se colocar melhor no mercado de trabalho dentro da Era da Inteligência Artificial.

Diferenciais do ICA PUC-Rio:

Reconhecidas como umas das melhores universidades da américa latina, o ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

  1. Experiência e Reconhecimento: Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Corpo docente de excelência, com cientistas de dados, desenvolvedores de IA, doutores, mestres e embaixadores da NVIDIA e Intel.
  2. Metodologia Flexível: Aproveite o formato online com aulas ao vivo, gravações, suporte contínuo de professores e videoconferências para garantir aprendizado eficaz e interativo.
  3. Abordagem Multidisciplinar: Mergulhe em uma visão interdisciplinar que combina processamento de imagens, estatística, aprendizado de máquina e aprendizado profundo para formar uma compreensão sólida.
  4. Aprendizagem Prática: Aprenda com métodos práticos e frameworks de visão computacional, permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

Conheça o programa do nosso curso clicando aqui. Aproveite a oportunidade e inscreva-se. Descontos especiais de 20% para alunos e ex-alunos do curso BI MASTER.

Outros cursos

Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e a curiosidade de profissionais por entender melhor esta tecnologia, bem como, impulsionar a carreira, a PUC-Rio lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial para o ambiente corporativo e de negócios. Além disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensão focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering e Deep Learning em Python.

globoepocanegociosserproinforchannel