Cursos de ExtensĂŁo

Como os computadores enxergam o mundo ao nosso redor?


19 de janeiro de 2024

ï“ż

đŸ€–A cada ano que passa a tecnologia evolui mais rĂĄpido e hoje jĂĄ estamos produzindo carros autĂŽnomos e robĂŽs assistentes. Muitas pessoas passaram a se perguntar como Ă© possĂ­vel um computador desempenhar atividades que necessitam de habilidades humanas como identificação e descrição de objetos. Tudo isso foi possĂ­vel graças ao surgimento da VisĂŁo Computacional, uma ĂĄrea de estudos de InteligĂȘncia Artificial que vem sendo desenvolvido hĂĄ dĂ©cadas para tornar computadores capazes de interpretar imagens atravĂ©s de grande volume de dados.

đŸ‘ïžComo a VisĂŁo Computacional surgiu?

đŸ§‘â€đŸ«Durante a dĂ©cada 60, o matemĂĄtico do MIT Seymour Papert desafiou seus alunos durante o The Summer Vision Project a conseguir fazer um computador descrever as imagens que via numa cĂąmera. Entretanto, eles logo perceberam que seria uma tarefa um pouco mais difĂ­cil. Deste modo, marcando o inĂ­cio da VisĂŁo Computacional. Entretanto, foi somente no final do sĂ©culo XX e inĂ­cio dos anos 2000 que a habilidade de reconhecimento e caracterização de imagens por computadores alcançou um novo nĂ­vel. Sendo hoje aplicada a diversas ĂĄreas como Medicina, IndĂșstria, Segurança, etc.

⚙Como ela funciona?

🧠O funcionamento da VisĂŁo Computacional Ă© baseado em grande pelas Redes Neurais Convolucionais (CNNs, na sigla em inglĂȘs). Entretanto, o processo Ă© dividido em vĂĄrias etapas

1. Seleção de imagens para treinamento📾: o cientista de dados insere bancos de imagens de um mesmo objeto em formas, posiçÔes ou cores diferentes. Exemplos:

Depois Ă© necessĂĄrio tratar as imagens para que o computador a compreenda em forma de pixels e matrizes. Exemplo:
    Na imagem acima podemos verificar que se trata de uma imagem com matriz 28×28 pixels, em que esse pixels estão em tons de cinza.
  2. Extração de caracterĂ­sticas📊: AtravĂ©s da inserção de filtros (matrizes menores) que percorrem os pixels da imagem de entrada e gerando uma nova imagem (Featured Maps. Isto Ă© feito atravĂ©s de uma operação matemĂĄtica entre a imagem de entrada (I) e Filtro (k), gerando os Feature Maps (I*k). Esse processo Ă© denominado convolução.

O processo de convolução pode ser realizado diversas vezes pelo Cientista de Dados até que seja obtido os Featured Maps desejados.

3. Flattening⌚: Quando os mapas desejados sĂŁo obtidos Ă© hora de aplicar as tĂ©cnicas de flattening responsĂĄvel por transformar a matriz advinda das convoluçÔes em um vetor de 1 colunas e N linhas.
  4. Camada densađŸ—ƒïž: o vetor produzido pela etapa de flattening darĂĄ entrada na camada densa com objetivo de classificar a imagem.Esta camada Ă© formada por uma redes neurais com uma quantidade mĂ­nima de neurĂŽnios que vĂŁo receber esses vetores. Ela pode usar tĂ©cnicas como DropOut para melhorar resultados. Entretanto, a principal tĂ©cnica Ă© a de Backpropagation que serve para diminuir erros na camada de saĂ­da. Esta tĂ©cnica Ă© dividida em duas partes. Primeiro, o Forward Pass quando o vetores e valores de entrada se propagam pela rede. Segunda, o Backward Pass em que o gradiente da função de perda da camada final Ă© direcionada recursivamente Ă  regra da cadeia. Deste modo, a rede neural consegue aprender melhores pesos e se adaptar Ă  classificação de objetos e imagens. Terminado o treinamento dessa rede, obtĂ©m-se um modelo de classificação que pode ser utilizado para fins especĂ­ficos (identificação facial em smartphones, carros autĂŽnomos, etc)

🧑🏿‍🎓Oportunidades para aprender mais sobre IA, Visão Computacional e chatbots na PUC-Rio:

📊O LaboratĂłrio de InteligĂȘncia Computacional da PUC-Rio acaba de abrir inscriçÔes para a prĂłxima turma do curso de pĂłs-graduação lato sensu MBA Computer Vision Master. O curso Ă© destinado para profissionais advindos, principalmente, de ĂĄreas de exatas que desejam se colocar melhor no mercado de trabalho dentro da Era da InteligĂȘncia Artificial.

🌐Reconhecidas como umas das melhores universidades da amĂ©rica latina, o ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

• 👔ExperiĂȘncia e Reconhecimento: LĂ­deres no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Corpo docente de excelĂȘncia, com cientistas de dados, desenvolvedores de IA, doutores, mestres e embaixadores da NVIDIA e Intel.
  • 🛜Metodologia FlexĂ­vel: Aproveite o formato online com aulas ao vivo, gravaçÔes, suporte contĂ­nuo de professores e videoconferĂȘncias para garantir aprendizado eficaz e interativo.
  • 📚Abordagem Multidisciplinar: Mergulhe em uma visĂŁo interdisciplinar que combina processamento de imagens, estatĂ­stica, aprendizado de mĂĄquina e aprendizado profundo para formar uma compreensĂŁo sĂłlida.
  • đŸ’»Aprendizagem PrĂĄtica: Aprenda com mĂ©todos prĂĄticos e frameworks de visĂŁo computacional, permitindo a criação rĂĄpida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

📒Conheça o programa do nosso curso clicando aqui. Aproveite a oportunidade e inscreva-se. Descontos especiais de 20% para alunos e ex-alunos do curso BI MASTER.

📈Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e a curiosidade de profissionais por entender melhor esta tecnologia, bem como, impulsionar a carreira, a PUC-Rio lança seu programa de PĂłs-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em CiĂȘncia de Dados e InteligĂȘncia Artificial para o ambiente corporativo e de negĂłcios. AlĂ©m disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensĂŁo focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering.