Conceitos mais importantes de IA

1 de agosto de 2024

Escute esta notícia

A inteligência artificial tem mudado o dia-a-dia de muitas pessoas em diversas áreas. Desde o lançamento do ChatGPT no fim de 2022, vemos o avanço incrível da IA em termos de gerar imagens, vídeos, fazer tradução simultânea, assintentes virtuais, etc. Portanto, é importante entender melhor os conceitos que fazem esse tecnologia funcionar.

• Algoritmos de Machine Learning:

Eles são centro de todo funcionamento da IA. Permitem que os sistemas aprendam e melhorem suas capacidades de analisar dados e obter informações.

São divididos em 3 tipos:

Superviosionados: o modelo é treinado com dados rotulados.

Não supervisionados: modelo encontra padrão em dados não rotulados.

Reforço: modelo aprende por meio de recompensas e penalidades.

• Redes Neurais Artificiais:

As redes neurais artificiais são semelhantes aos neurônios cerebrais passando informações e dados de uma camada neural para outra. Esse processos é essencial para o deep Learning (aprendizado profundo).

• Deep Learning

É um outro subsetor do aprendizado de máquinas que utiliza redes neurais profundas, para interpretar e analisar grandes volumes de dados. É muito útil no reconhecimento de voz e imagem. Os modelos mais utilizados são Redes Neurais Convolucionais e Redes Recorrentes.

• Processamento de Linguagem Natural

O NLP permite a Inteligência Artificial compreenda a linguagem humana, podendo assim interagir conosco com mais naturalidade. Deste modo, eles conseguem reproduzir tarefas de tradução, usar chatbots.

• Visão Computacional

A visão computacional auxilia as máquinas a interpretarem e entenderem o mundo visual. Isso feito através da analise de imagens e vídeos pelos algoritmos de aprendizado profundo, como as Redes Neurais Convolucionais (CNNs). Confira mais detalhes sobre nosso curso Visão Computacional Master e nossa reportagem sobre Visão Computacional.

• Aprendizado por Reforço

O aprendizado por reforço cria recompensas e penalidades, para a máquina aprenda a tomar decisões por conta própria interagindo com o ambiente. Esse método ajuda muito na tomada de decisões.

Aprenda sobre IA na PUC-Rio

Se interessou pela reportagem? Está buscando aprender mais sobre IA e se tornar um profissional do futuro?

Reconhecidas como umas das melhores universidades da américa latina, o ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

• Online: Aulas minstradas ao vivo (síncronas) pela internet e gravadas para o aluno consiga acessar o conteúdo novamente conforme sua necesssidade.
  • Excelência Profissional: Equipe de professores altamente capacitados no mercado de IA. Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Composto por doutores, mestres, ambassadors Intel e instrutores certificados por NVIDIA Deep Learning Institute.
  • PUC-Rio entre as melhores da América Latina: 7ª Melhor Universidade da América Latina 1º do Brasil em Internacionalização e Parceiria com Indústria Dados do “The World University Rankings 2020 “
  • Aprendizado prático e assistido: Aprenda com acompanhamento contestante de nossos professores e métodos práticos , construindo frameworks de visão computacional. Permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

As inscrições para nova turma do Visão Computacional Master até 21/08/2024. Aproveite a oportunidade e inscreva-se.

Olhar Digital

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?