Era da Inteligência Artificial nos smartphones já começou: Apple e Samsung disputam liderança

6 de maio de 2024

Emanuella Dias Ferreira

Tempo de leitura: 7 minutos

As duas maiores gigantes do ramo dos smartphones, Apple e Samsung, estão na disputa pela melhor inserção da IA nos smartphones. Atualmente, as duas empresas detém 52,96% do market share na indústria de telefone. A “maçã” com 29,27% e a “sul-coreana” com 23,69%. O que significa que a cada 10 pessoas que usam um smartphones atualmente no mundo, cerca de 3 usam um telefone da Apple.

Samsung, Gemini e Galaxy AI:

Em janeiro deste ano a Samsung anunciou sua linha de produtos Galaxy AI que reunem diversos recursos de Inteligência Artificial e prometem melhorar a experiência “Galaxy”. Inicialmente, a companhia sul-coreana afirmou que estes recursos estarão disponíveis nas linhas Galaxy S24, S24+(plus) e S24 Ultra. Entretanto, afirmaram que em breve irão disponibilizar esses recursos para modelo anteriores também, dentre os modelos estão:

• Galaxy S23
  • Galaxy S23 Plus
  • Galaxy S23 Ultra
  • Galaxy S23 FE
  • Galaxy Z Fold5
  • Galaxy Z Flip5
  • Galaxy Tab S9

Quais são os novos recursos?

Todos os recursos foram desenvolvidos em conjunto com a nova ferramenta de IA Generativa da Google, o Gemini.
Dentre os recursos disponíveis temos:

Circular para pesquisar:

Usar a Inteligência Artificial para pesquisar não é algo novo, sempre que buscamos algo no google ou requisitamos a Alexa, Siri, entre outros estamos usando ferramentas de IA. Este novo curso permite pesquisar de forma diferente objetos contidos em fotos ou imagens. Basta circulá-los com seu dedo ou S Pen e logo se abrirá informações mais detalhadas sobre este.

Tradução Simultânea

O “Live Translate” é um recurso que permite fazer traduções simultâneas de um idioma para outro durante alguma ligação, por exemplo. Atualmente, está disponível em 13 idiomas diferentes (chinês simplificado, inglês (variantes da Índia, Reino Unido e EUA), francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, polonês, português, espanhol (variantes do México, Espanha e EUA), tailandês e vietnamita), mas a empresa pretende expandir nas próximas atualizações.

Assistente de Notas:

Os usuários que utilizarem o Samsung Notes, agoram contarão com um recurso extra capaz de corrigir erros ortográficos, sumarizar um texto em tópicos, bem como, resumir e traduzir textos.

Assistente de Edição de Fotos:

Agora é possível utilizar o editor de fotos para reconstruir imagens que possuam algum erro e mover objetos e pessoas de lugar, sem precisar tirar uma nova foto.

Apple não quer ficar para trás:

Não querendo deixar o caminho de seus concorrentes livre, a Apple retomou as discussões com OpenAI, criadora do chatGPT, sobre a criação de uma IA própria integrada ao IOS18. Ainda não foi garantido pela companhia quais recursos terão e se será integrado também outros chatbots de outras companhias como Gemini, do Google. A tendência é que se integrado a IA Generativa deve cumprir funções de busca e outros recursos já observados em outras companhias.
Tim Cook, CEO da empresa, diz que estão investindo firmemente em Inteligência Artificial. Em junho, será realizado Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, em que esperasse que a empresa da “maçã” venha anunciar novos modelos

Oportunidades para conhecer mais sobre Visão Computacional e IA na PUC-Rio:

O Laboratório de Inteligência Computacional da PUC-Rio acaba de abrir inscrições para a próxima turma do curso de pós-graduação lato sensu MBA Computer Vision Master. O curso é destinado para profissionais advindos, principalmente, de áreas de exatas que desejam se colocar melhor no mercado de trabalho dentro da Era da Inteligência Artificial.

Por que fazer o Curso Visão Computacional:

O ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

1. Online: Aulas ministradas ao vivo (síncronas) pela internet e gravadas para que o aluno consiga acessar o conteúdo novamente conforme sua necessidade.
  2. Excelência Profissional: Equipe de professores altamente capacitados no mercado de IA. Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Composto por doutores, mestres, ambassadors Intel e instrutores certificados pela NVIDIA Deep Learning Institute.
  3. PUC-Rio entre as melhores da América Latina: 7ª Melhor Universidade da América Latina 1º do Brasil em Internacionalização e Parceria com Indústria Dados do “The World University Rankings 2020 “
  4. Aprendizado prático e assistido: Aprenda com acompanhamento constante de nossos professores e métodos práticos , construindo frameworks de visão computacional. Permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

Conheça o programa do nosso curso clicando aqui. Aproveite a oportunidade e inscreva-se. Descontos especiais de 20% para alunos e ex-alunos do curso BI MASTER.

Outros cursos

Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e a curiosidade de profissionais por entender melhor esta tecnologia, bem como, impulsionar a carreira, a PUC-Rio lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial para o ambiente corporativo e de negócios. Além disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensão focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering e Deep Learning em Python.

Por que fazer o Curso Visão Computacional:

O ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

Outros cursos

exame / exame / samsung