Senado debate regulamentação da IA no Brasil

21 de maio de 2024

Nas últimas semanas, foram discutidas no Senado Federal as medidas de regulamentação e limitação da Inteligência Artificial no Brasil. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) apresentou no dia 24/04 o relatório preliminar sobre IA no Brasil na Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial (CTIA). A Comissão foi presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) e a proposta é bem parecida com outros regulamentos já presentes na União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido.
O relatório é um texto substitutivo (alternativo) para vários projetos de lei que ainda estão em tramitação no Senado, como o PL 2338/2023 do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) , presidente do Senado e do Congresso Nacional, e o PL 21/2020 de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE).

Desenvolvimento Tecnológico com Responsabilidade:

O foco do debate não é limitar o desenvolvimento tecnológico e sim proteger os dados e interesses dos cidadãos brasileiros que utilizam essas ferramentas, de forma a estimular o uso responsável e ético da ferramenta. “ A IA é promessa de desenvolvimento e de competitividade, mas tem que ser sustentável e seu uso responsável”, diz o senador Eduardo. O projeto também visa proteger direitos autorais de músicas, artes, jornalismo e afins, de profissionais envolvidos nesses ramos. Além de salientar os perigos das fake news e discursos de ódio que podem ser espalhados pela ferramenta.

Órgãos de Regulamentação:

O texto substitutivo também estabelece que o Brasil terá um Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que será coordenado por agentes indicados pelo Poder Executivo. A princípio esse Sistema seria uma evolução da já existente Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Esse Sistema também atuaria em conjunto com outro órgãos reguladores como Banco Central, CADE, Anatel, ANS, ANVISA, etc.

Multas e regulações:

A proposta também prevê em seu 4º artigo a análise de dos diversos modelos de IA, ciclo de vida, desenvolvedores, fornecedores, mineração de dados, IA Generativa, entre outros. Além disso, classifica o nível de risco dos sistemas de IA para os Direitos Humanos e estabelece punições, advertência, multas de até R$50 milhões por infração e até mesmo suspensão do uso de sistemas de IA.

Os sistemas de identificação biométrica a distância em tempo real em espaços públicos será proibido, exceto em caso de auxílio em processos criminais com a devida autorização judicial, busca de pessoas desaparecidas, vítimas ou fugitivos, investigação e repressão de flagrantes para crimes com pena máxima de de reclusão em até 2 anos.

Oportunidades para conhecer mais sobre Visão Computacional e IA na PUC-Rio:

O Laboratório de Inteligência Computacional da PUC-Rio acaba de abrir inscrições para a próxima turma do curso de pós-graduação lato sensu MBA Computer Vision Master. O curso é destinado para profissionais advindos, principalmente, de áreas de exatas que desejam se colocar melhor no mercado de trabalho dentro da Era da Inteligência Artificial.

Por que fazer o Curso Visão Computacional:

O ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

1. Online: Aulas ministradas ao vivo (síncronas) pela internet e gravadas para que o aluno consiga acessar o conteúdo novamente conforme sua necessidade.
  2. Excelência Profissional: Equipe de professores altamente capacitados no mercado de IA. Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Composto por doutores, mestres, ambassadors Intel e instrutores certificados pela NVIDIA Deep Learning Institute.
  3. PUC-Rio entre as melhores da América Latina: 7ª Melhor Universidade da América Latina 1º do Brasil em Internacionalização e Parceria com Indústria Dados do “The World University Rankings 2020 “
  4. Aprendizado prático e assistido: Aprenda com acompanhamento constante de nossos professores e métodos práticos , construindo frameworks de visão computacional. Permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

Conheça o programa do nosso curso clicando aqui. Aproveite a oportunidade e inscreva-se. Descontos especiais de 20% para alunos e ex-alunos do curso BI MASTER.

Tendo em vista os avanços do mercado de trabalho e a curiosidade de profissionais por entender melhor esta tecnologia, bem como, impulsionar a carreira, a PUC-Rio lança seu programa de Pós-graduação MBA BI MASTER – Business Intelligence. Um curso focado em capacitar profissionais em Ciência de Dados e Inteligência Artificial para o ambiente corporativo e de negócios. Além disso, a PUC-Rio oferece um novo curso de extensão focado em LLMs, ChatBots: Chat GPT, AI generativa, Bert, Prompt Engineer e Hugging Engineering e Deep Learning em Python.

Fonte:
senado / globo / fia