Visão Computacional aplicadas ao setor de Petróleo e Gás

5 de fevereiro de 2024

A visão computacional tem sido um tema recorrente atualmente e pode ser aplicada a diversos setores da indústria. Entretanto, será que ela pode ser aplicada também ao setor de petróleo e gás, quais são seus benefícios? Como ela pode melhorar padrões de segurança?

Visão Computacional para melhorar Saúde, Segurança e Meio Ambiente

No setor de óleo e gás, a combinação entre Edge Computing (computação de borda, em tradução livre) com Visão Computacional pode trazer ótimos benefícios na área de saúde, segurança e meio ambiente (HSE). Suas ferramentas podem ser aplicadas na análise da coloração e composição química das chamas nas plataformas de petróleo. Deste modo, garantindo prevenção de acidentes e explosões. Além disso, podem ajudar a reduzir a pegada de carbono, diminuindo impactos no meio ambiente.Câmeras também podem ser instaladas nos uniformes dos trabalhadores para emitir alertas caso não obedeçam regras de segurança ou se esqueçam de colocar alguma parte do equipamento.

O que é Edge Computing?

O Edge Computing ou computação de borda é uma tecnologia que está em plena ligação com IoT (Internet of Things) e ao surgimento do 5G. Ela se baseia na capacidade de processamento em alta velocidade e em tempo real de coletar e analisar dados de um dispositivo fonte e transmitir para uma plataforma central.

O que é Visão Computacional?

A visão computacional utiliza os sistemas e ferramentas da Inteligência Artificial para se assemelhar à capacidade do cérebro de analisar e classificar imagens e objetos. Os Cientistas da Computação inserem grandes quantidades de dados e informações para que os computadores através dos algoritmos de machine learning possam começar a criar padrões comuns a essas imagens. Com este conhecimento, eles passam a identificar objetos com precisão.

Visão Computacional no setor operacional

No setor operacional de óleo e gás, ela pode ser aplicada com instalação de câmeras inteligentes que observam o tráfego de veiculos, máquinas e operadores e os compara com seu desempenho e imagens passadas. Para assim, desenvolver métricas de desempenho e encontrar soluções para melhorar a logística de produção.

🧑🏿‍🎓Oportunidades para aprender mais sobre IA, Visão Computacional e chatbots na PUC-Rio:

📊O Laboratório de Inteligência Computacional da PUC-Rio acaba de abrir inscrições para a próxima turma do curso de pós-graduação lato sensu MBA Computer Vision Master. O curso é destinado para profissionais advindos, principalmente, de áreas de exatas que desejam se colocar melhor no mercado de trabalho dentro da Era da Inteligência Artificial.

🌐Reconhecidas como umas das melhores universidades da américa latina, o ICA juntamente com a PUC-Rio traz como diferenciais:

1. 👔Experiência e Reconhecimento: Líderes no ensino de Machine Learning e Business Intelligence. Corpo docente de excelência, com cientistas de dados, desenvolvedores de IA, doutores, mestres e embaixadores da NVIDIA e Intel.
  2. 🛜Metodologia Flexível: Aproveite o formato online com aulas ao vivo, gravações, suporte contínuo de professores e videoconferências para garantir aprendizado eficaz e interativo.
  3. 📚Abordagem Multidisciplinar: Mergulhe em uma visão interdisciplinar que combina processamento de imagens, estatística, aprendizado de máquina e aprendizado profundo para formar uma compreensão sólida.
  4. 💻Aprendizagem Prática: Aprenda com métodos práticos e frameworks de visão computacional, permitindo a criação rápida de sistemas robustos para resolver desafios de mercado.

📒Conheça o programa do nosso curso clicando aqui. Aproveite a oportunidade e inscreva-se. Descontos especiais de 20% para alunos e ex-alunos do curso BI MASTER.

jpt.spe / xpeducacao